Controle Playstation
Imagem: Montagem

A Sony está garantindo aos potenciais proprietários do PlayStation 5, que seu novo console e controlador DualSense não “escutarão” seus bate-papos de voz, para grande alívio dos jogadores que estão compreensivelmente preocupados com a privacidade na era perpetuamente conectada de hoje.

Um dos muitos novos recursos que chegam ao controlador do PS5 é um microfone embutido em seu design, que permitirá que os jogadores participem de bate-papo por voz com outras pessoas sem o uso de um fone de ouvido.

No entanto, isso levantou algumas preocupações com pessoas que temem que suas mensagens privadas e dados pessoais possam ser secretamente gravados e enviados para os servidores da Sony, e isso se intensificou nos últimos dias com uma atualização de firmware da PlayStation Network que parece alertar sobre a ocorrência de tais gravações. Embora o foco principal desta atualização seja ajudar a moderar o comportamento prejudicial e ofensivo (tóxico) durante o jogo online, alguns temem, que algo muito mais nefasto esteja acontecendo.

Felizmente, a própria Sony acaba de confirmar que este não será o caso. Uma postagem recente da Vice-presidente de Experiência Global do Consumidor do PlayStation, Catherine Jensen, no Blog do PlayStation ofereceu mais esclarecimentos sobre a funcionalidade de bate-papo por voz do PS5, junto com garantias de que o microfone integrado do DualSense não monitorará ativamente ou ouvirá as conversas dos jogadores.

Jensen continuou explicando que a função de gravação de voz do PS5 manterá o registro de apenas cinco minutos de áudio do jogador por vez para o propósito de apoiar alegações de conduta online abusiva e que o aviso na atualização recente da PlayStation Network foi feito para quando usuários do PS5 interagirem com jogadores que ainda possuem um PS4. Ela também se desculpou por sua empresa não ter publicado com mais clareza essa nova funcionalidade de antemão.

Seja como for, este é um recurso para proteger muitos usuários que sofrem com pessoas tóxicas nas redes sociais, principalmente nos games. Não apenas a Sony está fazendo algo, mas a Nintendo recentemente proibiu o uso de termos racistas e alusivos a propagação de violência, assim como a Riot está retirando vários nomes de usuários com termos abusivos.

Já quanto a privacidade, isso é de se pensar se ela ainda existe em um mundo onde a todo instante as pessoas publicam a todo instante suas vidas particulares nas redes sociais. De qualquer forma, é uma boa informação saber que ninguém estará sendo monitorado pelo Grande Irmão.

Fonte: Playstation Blog/Screenrant/The Independent

Leia também: