Steam Deck | O que é, preço, compatibilidade e tudo que você precisa saber sobre o videogame da Steam

O Steam Deck é a mais nova tentativa da Valve em lançar um dispositivo. Confira o que sabemos sobre o valor, compatibilidade, lançamento entre outros.

Publicado em 24/12/2021 10:35
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Steam Deck é a mais nova tentativa da Valve de fazer um console de jogo, já que anteriormente ela tentou com o fracassado e fiasco total Steam Machines. A indústria de jogos está de olho nesse lançamento, já que a Valve não possui um histórico positivo com seus hardwares, mas ela já trouxe algo bom que foi o fone de ouvido Index VR que foi bem recebido pelas críticas.

Mas o Steam Deck vai além de apenas reproduzir sons, pois é para jogar. Portanto saber a respeito de suas configurações, quais jogos irá conseguir rodar – dizer é uma coisa, rodar é outra -, poder de processamento, vídeo, entre outras, é o que todos gostariam de saber antes de colocar as mãos em um aparelho que à primeira vista é muito bonito. Portanto, vamos a tudo o que você precisa sber sobre o Steam Deck!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Data de lançamento e valor

Começando direto com o que todos querem saber! De acordo com o site da Steam, ele já está disponível para reserva em algumas regiões, com entrega prevista para começar em fevereiro de 2022. São três versões para ser reservadas, conforme imagem acima. Quando o estoque estiver disponível, os usuários serão notificados de acordo com a ordem das reservas para que a compra seja realizada. Vale destacar que o Steam Deck ainda não está disponível para o Brasil.

Caso esteja pensando em já encomendar o seu, bem, infelizmente o botão não funciona, portanto não tem como fazer sua pré-encomenda, o que é horrível para o público brasileiro, pois aqueles onde o produto já se encontra disponível para encomenda, quem não fez o pedido logo de início, só poderá conseguir o seu pós primeiro semestre de 2022. Portanto, apenas no final de 2022 ou até mesmo apenas em 2023!

Com isso em mente, sinceramente não sabemos se vale a pena adquirir um Steam Deck, já que a empresa parece não ter peças o suficiente para vender o seu, já que não faz sentido deixar muitos mercados de fora como o brasileiro que é um dos campeões de compra em consoles. É so lembrar do retorno da Nintendo ao Brasil. E por falar em Nintendo, por enquanto se quiser investir em um dispositivo que possa levar para onde quiser, é melhor comprar um Switch.

Quanto aos valores, como o Steam Deck não está disponível para o Brasil, não existe preço. Mas temos os valores dos EUA, conforme poderá conferir abaixo:

  • 64GB — $399
  • 256GB — $529
  • 512GB — $649

Se for pelo valor do Dólar de hoje, 24 de dezembro, o mais barato sairia por R$ 2.264,24. Colocando os impostos mais aqueles valores que ninguém entende, o Steam Deck com a configuração mais básica deve ficar pelo valor minimo de uns cinco mil reais. É só lembrar que o Playstation 5 era vendido em seu lançamento nos EUA a 499 dólares e no Brasil chegou por mais de 4 mil reais.

O que é o Steam Deck?

Em uma comparação fria, o Steam Deck é um Nintendo Switch. Apenas como comparação fria, já que o Steam Deck é um dispositivo para jogos portátil para que os usuários Steam possam jogar os títulos da plataforma em qualquer local. Assim como o Switch, o Deck possui controles duplos, carregamento em dock e a capacidade de conectá-lo em um monitor/TV externo.

Ele possui uma tela de 7 polegadas com resolução de 1200×800, sem suporte de saída 4k (como acontece com o Switch), e segundo as especificações da fabricante, sua bateria dura de sete a oito horas, dependendo do uso. Vem com conexão USB-C para carregar e um slot para cartão SD de armazenamento extra.

O salvamento dos jogos, de acordo com a Valve será através da nuvem, vinculado a conta do jogador, portanto dá para jogar no seu PC e continuar no Steam Deck sem perder o seu progresso. Além disso a Valve também informou que o Deck virá com recursos de bate papo e jogo remoto.

Jogos e compatibilidade

Por enquanto o que temos é a palavra da Valve que o Steam Deck irá suportar “praticamente” qualquer jogo Steam, mas quando se lê o restante das entrelinhas, existem exceções notáveis. O hardware do dispositivo possui algumas limitações embutidas, já que o sistema operacional dele é o Linux. Não que isso seja ruim, pelo contrário! O Linux embutido no Steam Dek possui compatibilidade com o Proton da Valve, o que significa que essa camada do Proton ajuda que os jogos projetados para funcionar no Windows, rodem no Linux e a maioria dos games Steam funciona muito bem, obrigado, com o Proton.

Mas como dito acima, nem todos os jogos funcionam. E aqui estão alguns dos jogos mais populares do Steam que até o presente momento da publicação não irão funcionar no Steam Deck: New World, Destiny 2, PlayerUnknown’s Battlegrounds, Apex Legends e Naraka: Bladepoint. Caso queira saber quais são os jogos mais popular no Steam, é só entrar no site do ProtonDB clicando aqui.

Prestando atenção aos títulos verá uma semelhança entre eles: são todos multiplayers, ou seja, para vários jogadores. Portanto o problema está em algo que todos desejam atualmente que é o software anti-trapaça, que não funciona no Proton. Mas as empresas já estão trabalhando para que isso seja corrigido o mais rápido possível.

A Valve também está fazendo a sua parte, pois a promessa da empresa é que o Steam Deck funcione 100% com os jogos da plataforma, portanto, não adianta vender um dispositivo que terá limitações. Além disso ela dá liberdade para que os donos do Steam Deck possam desinstalar o Linux e colocar o Windows. Mas lembramos que se fizer isso, o Deck poderá ter perda de desempenho, já que o Sistema Operacional da Microsoft é mais exigente e o Linux requer menos recursos.

Além disso tudo, a Valve também afirmou que o Steam Deck poderá ser usado em outras plataformas para jogar os títulos delas, como da Epic Games Store e Origin.

Vídeo de lançamento

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar