GTA V
imagem: Reedit

A Rockstar Games sempre foi conhecida por seus jogos que possuem uma grande narrativa, oportunidade de exploração finita e “histórias malucas” que só poderíamos ver dentro dos jogos eletrônicos.

Red Dead Redemption, Bully, Mid Night Club 3 auxiliaram para que a empresa tivesse uma poderosa reputação através do tempo, porém é com a franquia Grand Theft Auto que a empresa é lembrada com carinho pelo fãs. E exatamente nessa quinta-feira (17), GTA V, um dos games que compõem essa história comemora 7 anos de lançamento.

Desde sua criação lá em outubro de 1997, GTA veio com uma proposta diferente dos games daquela geração, entregando aos jogadores a possibilidade de explorar um mundo aberto com história de fundo. Apresentando essa ideia através dos anos, Vice City, San Andreas e GTA IV marcaram as gerações com os protagonistas: Niko Bellic CJ e Tommy Vercetti, consagrando e solidificando a franquia no mercado.

GTA V, lançado em 2013 para PC, PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One, nada mais fez do que reunir diversas ideias apresentadas em seus jogos anteriores, tendo a brilhante ideia de trazer três protagonistas com diferentes narrativas em suas respectivas realidades. Franklin, um rapaz simples que busca sair da casa da tia, Michael, um magnata a beira da falência e o egocêntrico e louco, Trevor.

Foi com essa diferença de realidades que se unem ao longo da trama que o game conquistou uma nova legião de fãs. Com infinitas possibilidades de fazer o que quiser, como quiser e onde quiser, o jogo vendeu mais de 130 milhões de unidades em todo o mundo. Se tornando até mesmo o produto mais lucrativo da história do entretenimento, GTA V foi arrematador de diversos prêmios, inclusive o maior dos games, o GOTY, em 2013.

GTA V e a Internet

Chegando na época que os games finalmente tinham uma melhor ligação com a internet, seu modo online se tornou um sucesso absurdo, lotando diversos servidores de players afim de realizarem algumas missões ou exercerem sua criatividade. Pelo fato dessa liberdade e a possibilidade de uma social, Não é atoa que 7 anos depois o game ainda continua sendo um dos mais vendidos.

Caso você dê uma rápida olhada no Youtube, em algum momento pode se deparar com algum vídeo do game, e normalmente, os que são associados a ele são campeões de acessos.

Existe um meme que diz: “Pro Playstation 2 saíram 3 GTA’s, pro GTA V saíram 3 Playstation’s“, já que em meados dos anos 2000 a Rockstar lançava uma nova história do game rapidamente, porém com a passagem do tempo os gamers passaram a desejar mais da franquia, com isso as histórias passaram a tomar patamares maiores. GTA IV durou 5 anos até lançarem GTA V, que hoje faz 7 anos de lançamento. Será que quando fizer 10 anos de lançamento teremos uma nova narrativa? Só nos restam dúvidas de quando será lançado uma outra história, porém é correto afirmar que a Rockstar está disposta a impressionar seus fãs, independente do enredo em GTA 6.

Leia também: