Publicidade

Tive meu Instagram hackeado, o que devo fazer? Dr. Diego Rodriguez Gonçales explica o que deve ser feito.

Gostou? Compartilhe!
Publicidade

Gamers, Streamers, Artistas, Influenciadores, Celebridades em geral e até mesmo pessoas não famosas uma hora ou outra podem se deparar com este problema, que inclusive tem sido alvo dos novos Hackers/golpistas.

Em um dia aparentemente normal, ao tentar logar no seu Instagram para acompanhar as novidades, trends, fotos de amigos e memes, as pessoas tem percebido que sua conta tem sido deslogada sem motivo, e depois disso não consegue mais entrar no perfil.

Ficar sem acesso ao Instagram pode ser uma dor de cabeça, principalmente para artistas e pessoas que vivem dos perfis comerciais, ou seja, pessoas que utilizam das suas redes sociais como trabalho.

Continua depois da Publicidade

Se isso já aconteceu com você, ou se você tem medo de que aconteça, fique Tranquilo! Iremos tentar te ajudar a prevenir isso, mostrando soluções para recuperar e proteger sua conta.

Motivos por ter um Instagram hackeado

Os golpes no Instagram podem ocorrer de diversas maneiras. Em alguns casos, os criminosos costumam se passar por pessoas do suporte da rede social e solicitam os dados de login do usuário, enviam emails e até mensagem no Whatsapp.

Em outras situações, os golpistas geram links ou arquivos com vírus que, quando acessados, infectam o celular e roubam todos os dados.

Como saber se minha conta foi hackeada ou banida no Instagram? 

Existem diversos sinais que demonstram isso, eles são:

Acesso banido: ao tentar entrar na conta, o usuário é deslogado automaticamente e quando tenta entrar novamente aparece uma mensagem de violação dos termos e uso;

Acesso hackeado: ao inserir os dados de login, o Instagram informa que a senha está incorreta; a imagem de perfil e o nome de usuário são trocados sem nenhum comando do usuário; imagens aleatórias são publicadas no feed e nos stories;

Tentativa de invasão: você recebe um e-mail informando sobre alterações nos dados de login.

Fonte: Internet – Legenda: Hackers invadem Instagram de famosos

Como recuperar uma conta hackeada no Instagram?

Se ocorreu algum dos sinais indicados a cima, significa que sua conta foi realmente hackeada, não se desespere! Essa situação pode ser angustiante, mas é possível revertê-la. Para isso, siga o passo a passo de recuperação da conta:

1. Verifique a caixa de entrada do e-mail vinculado à conta hackeada

O primeiro passo é conferir a caixa de entrada do e-mail que foi cadastrado na conta do Instagram. Você vai encontrar um e-mail enviado pela rede social, informando que alguém redefiniu os dados de login.

Uma mensagem como “se você não alterou seu e-mail, clique aqui” vai aparecer. Este é o momento de tentar reverter a ação do criminoso.

O Instagram fará a confirmação da sua identidade por meio de um SMS ou e-mail — por isso, é importante deixar essas informações pessoais sempre atualizadas na sua rede social.

2. Clique em “esqueceu a senha?”

Teve seu Instagram hackeado, esta é outra forma de tentar recuperar seu Instagram hackeado. Na página de login, toque em “esqueceu a senha?” e, em seguida, preencha o nome de usuário, e-mail ou telefone cadastrado. Lembrando que, caso você não tenha deixado as suas informações pessoais atualizadas no seu perfil, não adiantará.

3. Suporte ao Instagram

Recorra ao suporte do Instagram. Na aba “precisa de mais ajuda?”, clique em “não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”.

4. Contrate um advogado especializado em Direito Digital

Se nenhuma das três alternativas anteriores funcionar, recorra a um advogado para que ele entre em contato com o Instagram através de uma Notificação Judicial e se for o caso ingressar com uma ação na justiça para resolver o seu problema.

recuperamos mais de 700 contas de diversas pessoas por conta de fraudes e invasões em 2022″, disse Dr Diego Rodriguez Gonçales especialista em Direito Digital e advogado dos famosos / influencers.

Como proteger o meu perfil no Instagram contra invasões ?

Você não quer passar por todo estes problemas e perder o acesso à sua conta de uma hora pra outra? Acompanhe algumas dicas:

1. Não compartilhe os dados da sua conta

Pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas é importante relembrar que você NÃO deve compartilhar seus dados de login. Essas informações são confidenciais e apenas você ou pessoas e serviços de extrema confiança devem acessá-las.

2. Links estranhos / duvidosos

Alguns hackers criminosos geram links contaminados para hackear sua conta e seu dispositivo. Por isso, tenha muito cuidado ao clicar em um link usando seu celular sem conhecimento total deste.

Quando receber um link pelo direct, por exemplo, ou por email observe a URL e garanta que se trata de um site confiável, verifique qual a origem do e-mail.

3. Garanta que o e-mail vinculado seja seguro

Como você viu, o e-mail cadastrado no Instagram é muito útil caso você precise redefinir sua senha ou recuperar a conta. Por isso, garanta que esse e-mail seja seguro, e também que ele tenha uma senha forte e confidencial.

4. Autenticação de dois fatores -> ATIVE

A autenticação de dois fatores é uma forma de deixar sua conta mais segura. No Instagram, você pode ativar essa funcionalidade clicando em “configurações” > “segurança” > “autenticação de dois fatores”.

Assim, quando você fizer login em um novo dispositivo, além da senha, um código de segurança também será solicitado.

5. Altere sua senha com frequência

Mude sua senha com frequência, especialmente se receber um aviso do próprio Instagram de que seus dados podem ter sido comprometidos. Fazendo essa alteração regularmente, o Instagram manterá a sua conta mais protegida.

6. Contas vinculadas

O Instagram permite que mais de uma conta esteja logada em um mesmo dispositivo. Para impedir que isso aconteça, entre no aplicativo e vá em “segurança” > “aplicativos e sites”.

Nesta seção, você pode fazer logout de dispositivos estranhos que estão usando sua conta, além de remover qualquer atividade suspeita.

Como você viu , o Instagram hackeado ou banido é um problema que pode ter uma solução. Para evitar que seus dados sejam acessados por criminosos, siga as nossas dicas e proteja a sua conta!

CONTEÚDO RELACIONADO