Publicidade

Valve esclarece regra contra o uso do Steam para promover jogos em outras vitrines

Gostou? Compartilhe!
Valve
Imagem: Steam Games
Publicidade

Recentemente, veio à tona que uma atualização do FAQ da Comunidade Steamworks proíbe os desenvolvedores de usar o Hub da Comunidade do Steam para promover versões não-Steam de seus jogos. Não é algo que acontece muito, mas acontece, especialmente com o advento da Epic Games Store.

Como observado em dezembro de 2018, por exemplo, a Unknown Worlds estava usando a página Subnautica Steam para dar suporte ao jogo, e, portanto, indiscutivelmente, promovendo-a na Epic Games Store, porque a EGS não tem fóruns.

O FAQ parece fechar a porta para esse tipo de atividade no futuro. “No jogo que você envia via Steam, e nas comunicações no Steam, você só pode promover a versão Steam e sua disponibilidade via Steam, e não em outros pontos de distribuição”, informa o FAQ. “Isso se aplica às versões completas do seu jogo e aos patches de conteúdo que alteram a versão existente.”

Continua depois da Publicidade

A linguagem é ampla, e alguns usuários a lêem como proibindo não apenas anúncios de lançamentos e atualizações em outras vitrines, mas também coisas como patches não oficiais lançados no Steam. Hoje (19), no entanto, a Valve emitiu um comunicado esclarecendo que a política não é realmente nova e que o FAQ foi atualizado simplesmente para garantir que os desenvolvedores estejam totalmente informados.

“Com relação ao idioma atualizado no FAQ da Comunidade Steamworks; o espírito geral desta atualização era lembrar aos criadores de conteúdo que suas páginas Steam não deveriam ser usadas para certas atividades, como para a promoção da disponibilidade exclusiva de um jogo em uma plataforma concorrente, a promoção de um download externo que contorna as políticas de conteúdo do Steam ou a promoção de outra atividade que entre em conflito com o Contrato de Distribuição do Stea “, informou a Valve.

“A nova linguagem no FAQ não era realmente a introdução de qualquer nova política ou policiamento que deveria preocupar a maioria dos que publicam no Steam, mas sim um lembrete das regras existentes para um pequeno número de desenvolvedores explorando os limites das políticas existentes.”

Portanto, embora a codificação dessa regra no FAQ seja relativamente nova – um representante disse separadamente que na verdade ela foi atualizada alguns meses atrás – não parece que o próprio Steam sofrerá um impacto dramático. O representante também disse que, nos casos em que os desenvolvedores violarem a política, “lidamos com cada problema caso a caso e nos comunicamos com o criador do conteúdo na tentativa de resolver qualquer que seja o problema”.

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO