Half Life Alyx
Imagem: Valve

Em uma entrevista para a gameinformer, um dos desenvolvedores da Valve por trás de Half-Life:Alyx, Robin Walker, falou um pouco sobre a relação da empresa com VR, que não só criou headsets de realidade virtual, mas também criou o novo jogo de uma das franquias mais populares no mundo dos games, que depende desta tecnologia nova.

Apesar do hype que Half-Life: Alyx está tendo, ainda existe um certo receio sobre o fato do jogo ser em VR. Mesmo que seja bom ver um jogo de qualidade triple-A em realidade virtual, o preço proibitivo dos headsets e a disponibilidade deles faz com que muitos fãs não possam jogá-los. Por exemplo, o Valve Index não está à venda no Brasil, o que já dificulta para fãs brasileiros que querem jogar Half-Life: Alyx.

Segundo Walker, tudo começou com The Lab, uma compilação de experimentos da Valve que serviu como área de testes para a empresa começar a se familiarizar com a tecnologia.

A partir dali, foi natural para os desenvolvedores colocarem Half-Life 2 em VR. O que eles descobriram é que “as mecânicas de Half-Life combinaram surpreendentemente bem com realidade virtual, mesmo antes de termos trabalhado para integrar o jogo no ambiente de VR.” , revelou Walker. Ele continua dizendo que “A partir destes experimentos, ficou bem óbvio que VR traria novas experiências à série.”.

E a história de Half-Life: Alyx?

Além de falar das razões que fizeram a Valve trazer Half-Life para o VR, Walker também falou um pouco sobre o que os fãs poderiam esperar da história do jogo, que acontecerá antes dos acontecimentos do primeiro Half-Life.

“Half-Life: Alyx é uma entrada completa na série de Half-Life, tanto em questões de gameplay e conteúdo quanto a sua importância para a narrativa geral da série. É uma parte crítica da história como um todo, e ela adiciona muito ao enredo geral”, revelou.

O desenvolvedor também avisou os fãs que é uma boa ideia se familiarizarem com o final de Half-Life 2: parte 2 antes de jogarem Alyx.

O site também perguntou se ainda existe uma esperança de um dia Half-Life 3 lançar. Entretanto, Walker apenas afirmou a paixão que os desenvolvedores tem por Half-Life, e que “Half-Life: Alyx é o nosso retorno à série, não o fim.”

O jogo será lançado dia 23 de março na Steam, por R$109,99. Confira aqui alguns vídeos de gameplay que lançaram essa semana.