Embora os prêmios Grammy reconheçam há muito tempo contribuições musicais de todos os gêneros, indústrias e afins, os videogames foram varridos para debaixo do tapete nas últimas décadas. Apenas um jogo, o sucesso indie de 2012, Journey, havia sido indicado ao prêmio Grammy até que as indicações de 2023 fossem reveladas.
Veja também:
Desta vez, cinco jogos foram premiados na categoria ‘Melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas’, mas apenas um poderia vencer. Vencendo nomes como CoD Vanguard e Marvel’s Guardians of the Galaxy, a compositora Stephanie Economou foi anunciada como a vencedora em 5 de fevereiro por seu trabalho em Assassin’s Creed Valhalla, especificamente, a expansão Dawn of Ragnarok.
Como a primeira a receber um Grammy pelo trabalho na indústria de videogames, Economou reconheceu aqueles que vieram antes dela, agradecendo a muitos músicos talentosos que se dedicaram ao espaço nas gerações passadas. “Todas as pessoas que lutaram incansavelmente para trazer esta categoria à existência, obrigado por reconhecer e validar o poder da música do jogo”, disse Economou em seu discurso de aceitação.
Embora sua experiência no cenário de jogos seja bastante limitada, Economou trabalhou em uma ampla variedade de filmes populares e aclamados pela crítica nos últimos anos. De The Martian (Perdido em Marte) e The Meg a Jupiter’s Legacy e The Chair, ela rapidamente se tornou um nome proeminente. Agora fazendo história com a expansão final de Assassin’s Creed Valhalla, há todas as chances de vermos Economou voltando para compor a trilha sonora de outro videogame em um futuro próximo.
Vale destacar que além de ter feito história como o primeiro jogo a ganhar na categoria, a compositora era a única mulher em uma série de homens concorrendo na categoria de videogames neste Grammy!