ATENÇÃO | Avatares do Steam podem estar infectando PCs de usuários

Este mês, houve relatos de fotos de perfis do Steam contendo malware que não podem ser detectados pelo software antivírus.

Publicado em 24/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Steam pode ficar incrivelmente ocupado esta semana, já que havia rumores de que a Promoção de verão do Steam começaria muito em breve, possivelmente ainda hoje (24). Qualquer um que planeje usar o Steam em qualquer capacidade significativa, no entanto, será particularmente cauteloso, graças a uma ameaça de malware que supostamente surgiu no mês passado. Especificamente, esse tipo de vírus que está oculto nas fotos de perfil.

De acordo com a G Data, o malware em questão se chama SteamHide. O G Data tem uma análise muito mais profunda, mas o que os usuários estão essencialmente fazendo é integrar o malware nos metadados das fotos de perfil no Steam. Este não é um método novo, mas esta é aparentemente a primeira vez que uma plataforma de jogos como o Steam foi usada.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O malware também não pode ser detectado por software antivírus e, além do mais, mesmo alguém que nem mesmo instalou o Steam pode ser visado. Isso porque a plataforma serve apenas como um host para o malware. No momento de seu relatório, o G Data acreditava que o malware ainda estava em desenvolvimento e não havia sido finalizado, o que significa que não estava sendo usado em uma escala mais ampla.

Como evitar ser infectado

Mas nem tudo são más notícias. Em resposta aos usuários preocupados, o G Data garantiu que aqueles que usam ativamente o Steam não correm maior risco de serem afetados pelo malware. Além do mais, é relativamente fácil de evitar, desde que os usuários não baixem incessantemente fotos de perfis aleatórios que encontram no Steam. Além disso, o malware não pode fazer nada por conta própria e requer que outro malware seja ativado. Basicamente, para que alguém seja afetado pelo SteamHide, ele já deve ter recebido o malware clicando em e-mails ou sites incompletos.

Até o momento, a Valve ainda não confirmou quando a liquidação de verão começará, o que significa que jogos serão incluídos e com que tipo de desconto também é desconhecido. A Valve também está possivelmente ocupada lidando com o problema de bots que assola o Team Fortress 2 nos últimos tempos. Ela lançou um novo patch com o objetivo de melhorar a segurança do jogo, e pareceu acabar com as contas de bots desenfreadas. Infelizmente, as contas rapidamente encontraram uma maneira de voltar, praticamente tornando o patch nulo e sem efeito.

Via: G Data/Game Rant
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio