Baldur’s Gate 3 da Larian Studios parece ser um dos RPGs clássicos mais épicos em muito tempo e, de acordo com isso, a aventura baseada em D&D aparentemente terá impressionantes 17.000 variações finais. Concedido, sendo o seguimento do que são considerados alguns dos melhores CRPGs de todos os tempos, BG3 tem grandes expectativas a cumprir, e os desenvolvedores parecem estar se esforçando para atingir esse nível.
Veja também:
Há tanto conteúdo, de fato, que a Larian estima que pode levar 18 jogadas de Baldur’s Gate 3 para experimentar tudo o que o jogo tem a oferecer para um único personagem. Alguns outros desenvolvedores reclamaram que Baldur’s Gate 3 está estabelecendo um padrão injusto para estúdios de RPG que podem não ter financiamento, tempo de desenvolvimento estendido ou equipe enorme que Larian possui.
No entanto, a maioria dos jogadores reconhecerá que as 174 horas de cenas de Baldur’s Gate 3 são mais uma exceção do que uma regra e não devem ser esperadas da maioria dos outros RPGs no futuro. Junto com esse número impressionante estão os 17.000 finais alternativos que aparentemente existem em Baldur’s Gate 3.
Um dos roteiristas passou cerca de seis meses trabalhando principalmente no final do jogo, e Fextralife teve a chance de sentar com ela e perguntar especificamente quantos havia variações do final, às quais o roteirista respondeu aproximadamente 17.000. Isso não significa que existem milhares de finais de histórias diferentes, mas sim variações que levam em conta todas as diferentes escolhas que uma pessoa fez ao longo de sua jogada de Baldur’s Gate 3. Esse número foi confirmado quando o diretor de publicação da Larian twittou: “Oh, não, eles encontraram o número 17.000”.
Quanto aos finais principais e abrangentes da história em Baldur’s Gate 3, o roteirista não tinha um número quando perguntado pelo Fextralife, o que significa que não é um número facilmente quantificável – como os seis finais de Elden Ring ou os cinco de Cyberpunk 2077 – ou talvez a Larian simplesmente não tenha decidido. Também não está claro como as 17.000 variações possíveis afetarão o que é visto na tela ao final do jogo.
Quer a Larian Studios esteja ou não sendo excessivamente ambiciosa com seu próximo jogo, como afirmam alguns desenvolvedores, se a empresa conseguir atender ou mesmo superar as expectativas dos jogadores, Baldur’s Gate 3 pode realmente elevar o nível para outros RPGs como Mass Effect 4, Dragon Age: Dreadwolf, e a sequência do Cyberpunk 2077.
E ao contrário dos estúdios menores, a BioWare e a CD Projekt Red têm os meios viáveis para enfrentar o desafio. Nesse sentido, Baldur’s Gate 3 pode dar aos jogadores e desenvolvedores um vislumbre do que esperar de RPGs épicos no futuro e, mesmo que demore um pouco para os concorrentes se destacarem, a oferta da Larian fornecerá bastante rejogabilidade nesse meio tempo.
Baldur’s Gate 3 será lançado em 3 de agosto para PC e 6 de setembro para PS5. Uma versão do Xbox Series X/S está em desenvolvimento.