Não é de hoje que os jogos são transmitidos por vários canais. E muitos desses jogadores ganham dinheiro e fama com títulos famosos de alguma forma. Mas agora um YouTuber de Destiny 2 está sendo processado pela Bungie por milhões de dólares depois de supostamente manipular significativamente o sistema de direitos autorais do YouTube.
Veja também:
O sistema de direitos autorais do YouTube tem sido fortemente criticado ao longo dos anos por vários motivos, em grande parte devido à facilidade com que uma empresa ou pessoa pode remover o conteúdo de um canal entre outras façanhas. Isso levou a muitas batalhas públicas com os principais criadores e grandes corporações, mas o incidente mais recente é algo totalmente diferente.
No início deste ano, os YouTubers e até a própria Bungie tiveram dezenas de vídeos atingidos por avisos de direitos autorais… de alguém que afirma ser a Bungie. É claro que a Bungie não vai atacar os direitos autorais de seus próprios vídeos, então isso levou a uma investigação da desenvolvedora do jogo e agora, existem algumas respostas em potencial para esse comportamento questionável.
A Bungie entrou com uma ação contra um YouTuber conhecido como Nick Minor, também conhecido como Lord Nazo, por US$ 7,6 milhões. O processo alega que Minor emitiu 96 avisos de direitos autorais contra outros YouTubers para retaliar a Bungie depois que a desenvolvedora derrubou seu canal por reenviar músicas das trilhas sonoras de Destiny: The Taken King e Destiny 2: The Witch Queen.
O canal de Minor no YouTube tem apenas cerca de 3.000 inscritos, então é difícil dizer como ele poderá fazer essa grande mudança se tiver que pagar. Desnecessário será dizer que é uma série de eventos bastante selvagem e que a Bungie está trabalhando ativamente para resolver. Você pode ver um trecho de sua declaração de uma postagem recente no blog abaixo.
“Levamos esses assuntos a sério e investiremos o tempo e os recursos necessários para proteger nossa comunidade de agentes mal-intencionados”, disse a Bungie. “Dito isso, não tente assediar, atacar ou empilhar esse indivíduo. Qualquer contato direto que não seja da equipe jurídica da Bungie pode prejudicar nossa capacidade de lidar com os danos causados à nossa comunidade, que é nossa prioridade. Nós apoiamos isso e garantiremos que esse indivíduo encontre o futuro que merece. Por mais que apreciemos o sentimento, não estamos pedindo sua ajuda para que isso aconteça.”