Como saber qual placa gráfica seu PC ou Mac possui?

Com GPUs em alta demanda, alguns podem estar se perguntando qual placa gráfica está instalada em seu computador e se realmente precisam de uma nova.

Publicado em 10/03/2022 10:52
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com todas as notícias sobre placas gráficas em alta demanda, alguns podem não estar cientes de qual delas seu computador já possui. PCs de última geração e computadores Mac geralmente vêm com uma placa gráfica discreta instalada. Caso contrário, aprender sobre gráficos integrados também pode ser útil. Saber o que já existe pode dar uma ideia melhor de que tipo de atualização é necessária para obter um melhor desempenho.

Existem dois tipos básicos de GPUs em computadores modernos. Gráficos integrados fazem parte do processador central e podem lidar bem com tarefas padrão. Isso significa que reproduzir vídeos em 4K, editar fotos grandes e jogos simples não será um problema. Para jogos rápidos e visualmente intensos, uma GPU discreta pode ser necessária. No caso dos chips da série M1 da Apple ou da nova série 6000 da AMD, os gráficos integrados podem realmente competir com as GPUs discretas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como verificar que placa meu PC possui

É fácil verificar qual placa gráfica ou placas já estão instaladas em um computador. Em um PC com Windows, digite ‘info‘ na caixa de pesquisa da barra de tarefas e pressione Enter. O aplicativo de informações do sistema da Microsoft deve aparecer próximo ao topo dos resultados e abri-lo revelará o hardware instalado. Abra Componentes e, em seguida, Exibir para descobrir qual placa está instalada.

Em um Mac ou MacBook, o usuário pode abrir o menu Apple no canto superior esquerdo da tela e selecionar Sobre este Mac para abrir uma janela com detalhes básicos e, em seguida, tocar no botão Relatório do Sistema para exibir todos os tipos de informações interessantes. Abra Hardware e, em seguida, Graphics/Displays para ver as informações da GPU.

Qual placa gráfica é necessária?

Se tudo estiver funcionando sem problemas em um computador e nenhuma lentidão ou travamento for notado, qualquer placa gráfica ou solução gráfica integrada disponível deve estar funcionando bem. Não há uma necessidade real de obter uma GPU cara se não for necessária. Eventualmente, a demanda por placas gráficas diminuirá e os preços cairão. Nem sempre será tão difícil encontrar uma boa GPU a um preço razoável, então pode fazer mais sentido apenas esperar.

Tanto a Nvidia quanto a AMD disseram que as restrições de fornecimento serão afrouxadas até o final de 2022. Intel, AMD e Apple estão integrando GPUs bastante poderosas diretamente no processador principal, portanto, a necessidade de uma placa gráfica discreta não será tão forte no futuro. O M1 Pro e o M1 Max da Apple já desafiam muitas GPUs discretas, e espera-se que os novos chips da série Ryzen 6000 da AMD também sejam poderosos.

Se estiver olhando para um novo computador no futuro, pode fazer sentido esperar e ver o desempenho dos sistemas mais recentes antes de comprar uma nova placa gráfica.

Via: Screen Rant/Microsoft/Apple/Intel/AMD
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar