Publicidade
Plagiou!

Concorrente do Steam Deck é acusada de usar material do Deck para promoção

A GPD, empresa por trás dos primeiros produtos de jogos portáteis para PC, é acusada de usar vídeos do Steam Deck para seus próprios fins de marketing.
Gostou? Compartilhe!
GPD
(Imagem: GPD)
Publicidade

O Steam Deck da Valve tem sido um dos tópicos mais importantes na indústria de jogos desde o seu anúncio, e agora que os dispositivos estão sendo lançados lentamente ao público, o hype não parece ter diminuído tanto. Nem todo mundo parece estar entusiasmado com o sucesso deste PC portátil em particular, no entanto, com uma empresa concorrente, aparentemente está tentando copiar tudo que vem do Steam Deck.

Especificamente, parece que a GPD, a empresa por trás de alguns dos primeiros PCs portáteis para jogos no mercado – como GPD Win e GPD XD – espera ultrapassar o Steam Deck para se tornar a própria linha de dispositivos mais atraente do mercado. O canal oficial do GPD no YouTube é acusado de usar imagens de jogabilidade do Steam Deck reenviadas sem creditar seus criadores originais, tendo feito anteriormente uma série de declarações depreciativas sobre o PC portátil da Valve.

De acordo com o YouTuber Gaming On Linux, o canal oficial do GPD no YouTube está pegando imagens do Steam Deck de outros criadores de conteúdo e, sem dar crédito a nenhum deles, juntando vídeos de seus próprios dispositivos na tentativa de fazer comparações favoráveis e mostrar o Steam Deck de uma forma depreciativa.

Continua depois da Publicidade

Como o Steam Deck está chegando a mais países no final deste ano e praticamente atua como um concorrente direto da maioria da linha de PCs portáteis da GPD, a empresa pode estar preocupada com a Valve empurrá-la para fora do mercado. As tentativas do GPD de reutilizar as imagens dos criadores de conteúdo para seus próprios fins de marketing não passaram despercebidas.

Como o GPD usou várias instâncias de imagens não creditadas capturadas pelo YouTuber PC-Gaming.it, ele decidiu registrar uma reclamação oficial de violação de direitos autorais contra o GPD. Com as remessas de dispositivos Steam Deck aumentando, o GPD pode estar tentando minimizar o Deck por meio de apropriação indébita de imagens de jogo disponíveis.

Notavelmente, o GPD tem problemas com o PC portátil da Valve há algum tempo, citando o fato de que o Steam Deck usa o Linux. Algumas semanas atrás, um dos principais subreddits de jogos Linux encontrou alguns dos posts oficiais do GPD, onde a empresa alegou que o Deck não poderia superar seus dispositivos Win 3 e Win MAX 2021.

O GPD também exclamou que a Valve quer criar uma plataforma fechada onde seria impossível instalar outros sistemas operacionais e/ou se envolver em pirataria de jogos. Historicamente, os dispositivos da GPD foram vendidos por mais de US$ 1.000, o que significa que a empresa pode estar preocupada com sua capacidade de competir com o modelo de preços substancialmente mais agressivo da Valve.

Muitas das alegações da empresa sobre o Deck já foram refutadas, especialmente agora que o Steam Deck suporta oficialmente o Windows 11.

Via: Game Rant/YouTube

CONTEÚDO RELACIONADO