Lançado originalmente no final de setembro, Counter-Strike 2 estreou com números de jogadores verdadeiramente impressionantes, tendo atraído cerca de 1,3 milhão de fãs poucas horas depois de chegar ao Steam. No entanto, a mudança para uma nova versão do motor também introduziu alguns problemas que Counter-Strike: Global Offensive já resolveu há muito tempo.
Veja também:
Jogadores de Counter-Strike 2 são banidos por motivo ridiculo
O último problema do jogo que surgiu online diz respeito ao sistema anti-cheat VAC Live, que aparentemente fica feliz em proibir qualquer um que mova o mouse muito rapidamente. Isso mesmo, alguns jogadores de Counter-Strike 2 foram banidos por moverem o mouse muito rápido! Vários fãs já acessaram o YouTube para lamentar esse estado de coisas, demonstrando como definir o DPI do mouse acima de 10.000 e mover a câmera de forma irregular resultará consistentemente no banimento do VAC.
Este problema bizarro surgiu online poucos dias depois de Counter-Strike 2 ter se tornado o jogo com a classificação mais baixa da Valve, sublinhando como o atirador ainda está longe de ser tão respeitado como o seu antecessor imediato. Isso não teria sido um grande problema se o jogo fosse uma sequência tradicional, mas a Valve o posicionou como um substituto definitivo para CS:GO, provocando resistência do fandom.
Alguns jogadores veteranos teorizaram como esse bug bizarro pode resultar do fato de que o Counter-Strike 2 interpreta movimentos erráticos do mouse como uma forma de spin botting, uma técnica de trapaça conhecida que depende de comandos macro. Apesar disso, a maioria dos fãs que até agora recorreram às redes sociais para descrever esta questão descreveram-na como um descuido inaceitável.
Embora a Valve tenha um longo histórico de reversão de proibições de VAC em seus jogos, muitos jogadores afetados estão, sem surpresa, longe de ficarem entusiasmados por terem sido banidos em primeiro lugar.
Este problema bizarro não é o primeiro problema relacionado ao VAC que o fandom encontrou desde o lançamento do jogo; no início deste mês, descobriu-se que o uso do recurso Anti-Lag + da AMD também desencadeia banimentos consistentes no Counter-Strike 2.
Esse bug específico do VAC ainda não foi resolvido, embora a Valve tenha confirmado que está ciente do problema e trabalhando em uma correção. A empresa ainda não reconheceu as proibições de movimento do mouse como bandeiras falsas, mas dada a abundância de provas online que atestam esta questão, isso parece uma questão de tempo.
Counter-Strike 2 está disponível para PC.