Existe uma teoria que há tempos ronda os fãs de Minecraft: o personagem Steve parece curiosamente familiar. Mais precisamente falando, parecido, ou pelo menos inspirado na cara de ninguém menos que Tommy Vercetti, o protagonista de GTA.
Veja também:
A teoria surgiu num tweet do usuário Yuusha, que até acabou apagando a postagem, mas não a tempo disso repercutir o suficiente para chamar a atenção de meio mundo. Yuusha baseou sua afirmação com um link de uma postagem de blog escrita pelo criador do Minecraft, Markus Persson, mais conhecido como Notch.
na postagem, de 2009, Notch descreveu seu progresso trabalhando em um jogo (presumivelmente Minecraft) enquanto menciona um projeto tipo ” Grand Theft Auto ” “descartado”. Notch disse que usou os designs que criou a partir do projeto GTA nixxed como base para seu projeto, uma vez que parecia se adequar ao design que ele pretendia.
Foi o bastante para Yuusha, que postou: “Steve e Tommy parecem idênticos e, considerando que Notch é supostamente um grande fã de GTA […], então pode não ser apenas coincidência.”
Dizer que os dois personagens parecem “idênticos” pode ser um pouco forçado, mas as semelhanças certamente existem. Tommy e Steve têm cabelos castanhos, tom de pele semelhante e usam camisetas da mesma cor azul-petróleo brilhante. Mas, além de sua aparência física, eles têm pouco ou nada em comum.
Tommy era um gangster da máfia com tendências violentas, que decidiu experimentar o tráfico de drogas ilegais durante suas aventuras em Grand Theft Auto: Vice City, lançado pela Rockstar Games em 2002. Steve, por outro lado, não tem história de fundo, e até liga ele “Steve” é um exagero – Notch afirmou que inventou o nome como uma piada.
Mas parece que a teoria popular dos fãs foi posta de lado quando Notch respondeu ao tópico de Yuusha no Twitter, negando categoricamente qualquer conexão pretendida entre Steve e Tommy. “Acabei de escolher algumas cores”, disse Notch. “Pode haver alguma coisa subconsciente acontecendo desde que eu era super no GTA Vice City, mas não posso confirmar isso. Caramba, eu nem tenho certeza se os prazos correspondem.” Yuusha aproveitou a oportunidade para fazer outra pergunta candente a Notch : se Steve era ou não de origem étnica. Notch respondeu simplesmente: “Não pensei nisso.”
A resposta de Notch a esta pergunta combina com uma declaração anterior que ele fez sobre a ambigüidade do jogador do Minecraft , particularmente em relação ao gênero. No mesmo blog do Tumblr em que mencionou de onde veio o nome Steve, Notch falou sobre suas intenções para os personagens do jogo; que é que todos eles – incluindo mobs e animais – não têm gênero.
“O modelo humano pretende representar um Ser Humano”, escreveu Notch. “Não um ser humano masculino ou feminino, mas simplesmente um ser humano. Quanto aos animais:” [. . . ] as [galinhas] têm cabeças que parecem galos, mas ainda põem ovos. Para reprodução, qualquer animal pode cruzar com qualquer outro animal da mesma espécie.” Notch fez ponto no início do post (escrito em 2012), que, naquela época, ele não era o principal desenvolvedor e estes eram simplesmente as idéias ele teve enquanto trabalhava no Minecraft.
A presença de Notch no Twitter não deixou de gerar polêmica. Ele aparentemente desativou sua conta em agosto, depois de exigir que o YouTuber Mark Brown, do Game Maker’s Toolkit, “abandonasse a política”. Parece que a rivalidade começou após uma postagem de Brown no Twitter (que já foi excluída), na qual ele afirmava não gostar de certos anúncios da campanha presidencial que apareciam em seus vídeos no YouTube. Brown ficou feliz em atender ao pedido de Notch, com a condição de que Notch excluísse sua conta. Notch cumpriu sua palavra – mais ou menos. Ele desativou seu perfil, mas voltou ao Twitter em 3 de outubro.
Notch já foi conhecido por seus hábitos bizarros e às vezes ofensivos de tweetar. Por exemplo, Notch uma vez fez declarações que indignaram a comunidade transgênero, sugerindo que pessoas trans deveriam ser consideradas “doentes mentais”.
Via SVG/Emily Gilbert