A CD Projekt Red usou inteligência artificial para recriar a voz de Milogost Reczek em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Reczek dublou Viktor Vektor do Cyberpunk 2077 na versão polonesa do jogo. Reczek foi um ator dublador polonês bastante prolífico, conhecido por uma variedade de papéis, desde Homer Simpson no filme dos Simpsons até Galion de O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug – 2013).
Veja também:
Ele também fez colaborações com outros desenvolvedores de videogames, sendo a CR Projekt Red um de seus clientes mais frequentes. Antes de aparecer como Viktor Vektor em Cyberpunk 2077, o ator emprestou sua voz a vários personagens da trilogia The Witcher da empresa, incluindo Thaler e Vesemir.
Após uma prolongada batalha contra o câncer, Reczek morreu no final de 2021, aos 60 anos. A CDPR se deparou então com a escolha de reformular Viktor para a versão polonesa de Phantom Liberty, que já iniciava um desenvolvimento ativo na época. Fazer isso também exigiria a substituição das linhas de Viktor do jogo base.
O estúdio finalmente decidiu contra tal movimento depois de receber a permissão da família do falecido ator para recriar sua voz usando IA. Para fazer isso, a empresa contratou outro dublador para interpretar as novas falas de Viktor em Phantom Liberty e, em seguida, processou as gravações com um sintetizador de voz alimentado por IA para fazê-las soar como Reczek, disse o diretor de localização do CDPR, Mikolaj Szwed, ao Bloomberg.
Muitos dubladores famosos já assumiram uma postura linha-dura contra a IA, argumentando que tal tecnologia não substitui realmente os artistas que realizam seu trabalho. A maneira como a CDPR abordou essa implementação específica de IA na dublagem não vai contra essa afirmação, já que o estúdio ainda pagou por uma performance humana das falas Phantom Liberty de Viktor antes de alterá-las com o software de clonagem de voz Respeecher.
Além disso, ela foi ética e digna o suficiente para pedir autorização de sua família.
Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, enquanto o DLC Phantom Liberty é exclusivo para PC e consoles da geração atual.