Publicidade
Saiba mais

Desaparecimento do Submarino leva a um aumento nas vendas de jogos de terror aquáticos

A busca contínua pelo submersível Titan tem um impacto imprevisto nas vendas de alguns jogos de terror indie com tema oceânico.
Gostou? Compartilhe!
Iron Lung
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A busca contínua pelo submarino Titan levou alguns jogos de terror indie, como Iron Lung de David Szymanski, a ver um aumento nos números de vendas. O submersível OceanGate, que transportava cinco passageiros, perdeu contato com seu centro de controle em 18 de junho, apenas algumas horas depois de mergulhar no naufrágio do Titanic na costa de Newfoundland.

Apesar de uma busca que durou quatro dias, o submersível ainda não foi encontrado e, no momento em deste artigo, acredita-se que haja apenas poucas – ou nenhuma – horas de oxigênio restante dentro dele. Em março de 2022, o desenvolvedor David Szymanski lançou um pequeno jogo indie de terror chamado Iron Lung, que leva os jogadores a uma jornada claustrofóbica em um minúsculo submarino enferrujado.

Em vez de águas regulares, no entanto, a embarcação está viajando por um oceano de sangue em uma lua alienígena depois que um evento não especificado acabou com o mundo natural. O jogo tem uma jogabilidade simplista, mas cria com sucesso uma sensação crescente de medo e isolamento, algo que os fãs do gênero apreciam.

Continua depois da Publicidade

O criador de Iron Lung compartilhou uma imagem no Twitter mostrando que desde 19 de junho, as vendas do jogo quase triplicaram. “Isso parece tão errado”, disse Szymanski e confirmou nos comentários que o aumento se deve ao desaparecimento do submersível Titan. Isso é corroborado pelas análises recentes que o jogo recebeu no Steam, com uma pessoa afirmando que jogou o jogo com um gamepad Logitech F710, referindo-se ao controle de videogame usado para dirigir o submarino Titanic. Outros comentários estão em um tom semelhante.

Outros jogos que também tiveram aumento de vendas

Iron Lung não é o único jogo independente que recebeu mais atenção desde 18 de junho. Um dos desenvolvedores de Full Fathom compartilhou um sentimento semelhante nas redes sociais depois que o jogo de terror de sobrevivência oceânica foi adicionado a um número crescente de listas de desejos.

“Estar associado ao desastre do submarino do Titanic é bastante desanimador”, twittou Monad. “É todo o benefício das mortes (quase certas) das pessoas que faz com que pareça estranho.” Como Iron Lung, Full Fathom coloca os jogadores em um submarino que está ‘desmoronando’ lentamente enquanto flutua pelo oceano, jogando com a talassofobia das pessoas.

Embora reconheça que algumas das piadas são divertidas, Szymanski explicou em um tweet posterior que havia criado o Iron Lung para ser a “coisa mais assustadora que eu poderia imaginar, e saber que pessoas reais estão nessa situação agora é horrível”. É compreensivelmente uma situação desconfortável de se estar.

Por um lado, esses desenvolvedores de jogos independentes estão vendo números de vendas que nunca esperaram, mas as circunstâncias que levaram a essas vendas amortecem qualquer alegria que possam sentir.

Iron Lung irá ganhar filme

Iron Lung foi recentemente anunciado para receber uma adaptação para o cinema, com lançamento previsto para este ano de 2023. O filme será estrelado pela celebridade do YouTube Markiplier, que provavelmente já teria atraído um grande público. Seu vínculo não intencional com a situação do submarino Titan provavelmente atrairá ainda mais espectadores.

Iron Lung está atualmente disponível no PC.

Via: Steam/Twitter/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO