A Electronic Arts é bastante controversa dentro da comunidade de jogos. Na verdade, é uma das editoras de videogames mais odiadas pelos jogadores, famosa por abraçar as caixas de saque e outras políticas de “jogos como um serviço”. Portanto, a decisão dela de remover vários jogos clássicos do GOG.com não ajudou muito a melhorar sua reputação.
Veja também:
A Good Old Games (GOG quase não saiba), anunciou que vários jogos seriam removidos a pedido do editor no final de junho. Os títulos em questão eram Ultima Underworld, Ultima Underworld 2, Syndicate Plus e Syndicate Wars. A Electronic Arts publicou todos os quatro no Sistema Operacional DOS na década de 1990, e agora é relativamente difícil conseguir cópias físicas. Embora remover os jogos não tenha afetado os jogadores que já os baixaram, impediu que novos experimentassem esses títulos clássicos.
Espera… a gente libera um pouco mais
A editora deu meia-volta no dia 6 de agosto e eles estão mais uma vez disponíveis na distribuidora digital. Além disso, a Electronic Arts os tornou grátis para jogar até 3 de setembro. A empresa também emitiu um comunicado explicando parcialmente a decisão original de remover os jogos do GOG, onde reconheceu que “não considerou totalmente a perspectiva dos jogadores”.
O vice-presidente de marketing da empresa, Chris Bruzzo, explicou o que aconteceu em um comunicado para gamesindustry.biz. De acordo com Bruzzo, a EA geralmente leva tempo para considerar cuidadosamente as mudanças que afetam os jogadores. No entanto, o editor não fez isso neste caso. Ele afirma que o estúdio não percebeu a força da paixão dos fãs por esses jogos antes de retirá-los.
Bruzzo disse ainda que a empresa mudou de ideia depois de perceber a profundidade do amor dos fãs por esses jogos. A empresa se comprometeu a criar um processo para garantir que o mesmo mal-entendido não aconteça novamente. Ele também explicou que a promoção de jogos gratuitos com duração de um mês é a maneira da empresa ajudar a trazer os títulos clássicos para jogadores que não tiveram a chance de jogá-los antes.
Confira aqui a repercussão no fórum do GOG entre os fãs.
Via: Game Rant/Games Industry/GOG Fórum