Um grande segmento da popularidade dos jogos está ciente de que, pelo menos em um ponto, o Fortnite foi um dos maiores IPs do planeta. Na verdade, foi um dos títulos mais jogados de 2020, superando Overwatch, GTA 5 e The Witcher 3. Com a Valve a apenas mais algumas semanas de liberar seu sistema portátil Steam Deck para o mundo, muitos seriam perdoados por pensar que o spinner de dinheiro do battle royale da Epic Games seria um sapato para o PC portátil. Como se vê, isso pode não ser o caso.
Veja também:
De acordo com um relatório recente do Gamespot, que faz referência a um tweet do CEO da Epic, Tim Sweeney, Fortnite não será atualizado para torná-lo compatível com o Steam Deck. A postagem é uma resposta a alguém no Twitter que perguntou a Sweeney se o jogo receberia uma atualização para tornar o Proton, o sistema que torna o Linux compatível com aplicativos baseados em Windows, para que pudesse ser executado no próximo dispositivo da Valve.
A principal razão, ao que parece, é que Sweeney não “tem confiança” de que a empresa seria capaz de gerenciar qualquer trapaça online dentro do jogo em uma escala tão grande. O Steam Deck recentemente se tornou compatível com os principais softwares anti-cheat, como Easy Anti-Cheat e BattleEye. Antes disso, havia preocupações de que os jogos online teriam dificuldades para funcionar no sistema portátil, uma vez que havia problemas de compatibilidade entre ele e as ferramentas anti-adulteração e antipirataria.
Em essência, parece que o fundador da Epic Games não tem certeza de que, com 60 milhões de jogadores, o estúdio seria capaz de “combater trapaças” quando comparado a outros títulos online que possuem uma base de jogadores menor. Nesse caso, o dispositivo Valve não poderá executar o Fortnite nativamente. No entanto, existem maneiras de contornar isso.
Atualmente, o Steam Deck é compatível com mais de 100 jogos, que devem ser executados desde o primeiro dia, mas o sistema funciona como um PC, o que significa que pode ser personalizado. Com um design de código aberto, as pessoas podem instalar jogos fora da biblioteca Steam, então é possível que seja compatível com ela, mas não oficialmente.