A série Grand Theft Auto ultrapassou 400 milhões em vendas vitalícias, anunciou a Take-Two Interactive como parte de seu último relatório de lucros trimestrais. Como de costume, este novo marco comercial para a franquia foi amplamente alcançado graças ao sucesso contínuo de sua última parcela, vendo como Grand Theft Auto 5 continua a vender como bolos quentes.
Veja também:
Enquanto GTA 5 está a poucos meses de distância de seu décimo aniversário, seu sucesso tem sido único. Três dias após seu lançamento, o jogo ultrapassou US$ 1 bilhão em vendas no varejo, tornando-se o lançamento de entretenimento mais rápido a fazê-lo. Cerca de quatro anos depois, GTA 5 tornou-se o produto de entretenimento mais rentável de todos os tempos e continuou a ter um desempenho admirável até hoje.
O relatório financeiro da Take-Two para o quarto trimestre de seu ano fiscal de 2023 ilustra ainda mais esse sucesso consistente, revelando que GTA 5 vendeu 180 milhões de cópias em 31 de março, respondendo assim por quase metade das vendas vitalícias da série. São cinco milhões de cópias extras vendidas desde o trimestre anterior, o que rendeu retornos semelhantes em comparação com as vendas de Grand Theft Auto 5 no 2º trimestre.
As últimas finanças da Take-Two também refletiram no primeiro aniversário da associação GTA+ para GTA Online, rotulando o serviço de assinatura como um sucesso. No entanto, a empresa não ilustrou essa afirmação com números concretos. O que disse é que o próximo capítulo da icônica série está “bem encaminhado”, adicionando mais credibilidade a um relatório recente de que Grand Theft Auto 6 está visando um lançamento no final de 2024.
Com a temporada de férias tradicionalmente sendo o período mais lucrativo do ano para toda a indústria do entretenimento, um lançamento Q4 2024 faria muito sentido para GTA 6. Até porque todos os jogos 3D GTA seguiram esse padrão, sendo lançados nos últimos trimestres de seus respectivos anos de lançamento.
O relatório de lucros da Take-Two para o quarto trimestre de seu ano fiscal recém-concluído também forneceu uma atualização sobre o momento comercial da franquia Red Dead Redemption. Ou seja, a empresa revelou que a série atingiu 75 milhões em vendas vitalícias. Essa conquista foi em grande parte impulsionada pelo sucesso contínuo de Red Dead Redemption 2, que vendeu 53 milhões de unidades até o momento, um aumento de 3 milhões em relação ao trimestre anterior.
A receita da editora no 4º trimestre atingiu US$ 1,45 bilhão, superando as estimativas em cerca de 10%. As ações da Take-Two seguiram uma trajetória semelhante após a publicação de seus relatórios financeiros em 17 de maio, saltando mais de 8% durante as negociações de quarta-feira após o expediente.
O lançamento dos resultados confirmou que a Take-Two permanece em uma posição extremamente forte e pode se dar ao luxo de (continuar a) tomar seu tempo com o próximo capítulo da série Grand Theft Auto.