Publicidade
Entenda

Grande mistério de Cyberpunk 2077 pode ter sido desvendado por jogadores

Cuidado com os spoilers, caso ainda não tenha experimentado a nova expansão
Gostou? Compartilhe!
Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 (Imagem: Reprodução)
Publicidade

O teaser trailer da próxima expansão do Cyberpunk 2077, Phantom Liberty, durou 58 segundos e deixou os fãs confusos sobre algumas questões importantes e sem resposta: Por que V está jurando lealdade aos Novos Estados Unidos? O que significa “Liberdade Fantasma”? 

E quem é aquela mulher que se parece com outro engrama (o único outro sendo Johnny Silverhand)? Bem, alguns fãs acham que podem ter deduzido a resposta para duas dessas perguntas, ou pelo menos identificar uma missão secundária específica que pode estar relacionada ao DLC.

Todo esse burburinho diz respeito à arrepiante missão de Peralez, “Dream On”. No momento, tudo isso é apenas especulação, mas os fãs estão bastante convincentes na teoria e está sendo bem divertido de se contemplar enquanto todos esperamos por mais respostas.

Continua depois da Publicidade

Claro, para falar sobre isso, teremos que entregar alguns spoilers, então se você ainda não jogou esta missão, vá jogá-la e depois volte aqui.

SPOILERS DO DLC DE CYBERPUNK 2077

Alguns dias atrás, o usuário ‘Kyfigrigas’, do Reddit, trouxe à tona a estranha conexão entre o título do próximo DLC de Cyberpunk 2077, ‘Phantom Liberty’, e um nome aparentemente sem importância em uma sequência de interface de computador no final de “Dream On”. 

Além do mais, as vibrações assustadoras do thriller político da linha de missão Peralez parecem muito ressonantes com o pouco que sabemos sobre o foco aparente de Phantom Liberty no drama político do mundo Cyberpunk

Ainda assim, nada é certo e, como disse um comentarista, há muitas conexões “interessantes”, mas não necessariamente evidências ainda. 

Tudo começa com o nome de um NPC: Liberty Patel, que é brevemente visto em uma enxurrada de visualizações de computador como uma das várias vítimas. Como você deve saber ao jogar “Dream On”, alguém está por aí distorcendo as mentes das pessoas, particularmente o casal de poder político Peralez, na esperança de controlar completamente as pessoas, possivelmente substituindo suas personalidades inteiras por novas. 

Liberty Patel é, de acordo com informações que você vislumbra no final da missão, uma dessas vítimas. Os efeitos da tecnologia em jogo aqui lembram muito a maneira como a consciência de V está sendo substituída por Johnny Silverhand ao longo da história principal do jogo. 

Esse personagem Liberty, ao que parece, é uma das vítimas dos esforços para controlar ou apagar mentes, então podemos supor que sua mente foi apagada de alguma forma ou modo. Além da menção óbvia de “Liberty” no nome deste personagem e no título do DLC, há um pouco mais. Os fãs estão fazendo comparações visuais entre Liberty Patel e o misterioso personagem engrama visto no Trailer da Phantom Liberty.

“O cabelo dela até combina com o engrama que vemos no trailer”, observou uma pessoa no Reddit. “Todos os outros rostos que aparecem [durante esta sequência] são bastante indefinidos, enquanto ela tem um tapa-olho, cabelo de cores vivas e maquiagem diferenciada.”

O engrama em questão aparece por volta de trinta segundos no trailer do Phantom Liberty. Os artefatos visuais brilhantes que a cercam parecem quase idênticos aos que cercam Johnny Silverhand (embora sejam de uma cor diferente, vermelho – uma cor proeminente durante toda a história de Peralez). 

Este personagem não identificado é visto muito brevemente, então é difícil dizer com certeza que as aparências são as mesmas, mas, como diz o comentário, o cabelo é bastante semelhante, e é difícil distinguir se esse personagem tem ou não um tapa-olho. E, se esta for uma versão digitalizada de alguém, as aparências podem enganar.

Semelhanças

Então, recapitulando… nomes semelhantes, um personagem que parece ter um design um pouco mais intencional do que os outros NPC aleatórios e que se parece o suficiente com o alegado engrama não identificado que vemos no trailer do DLC? Coisas interessantes. Mas isso não é tudo. 

Se você jogou a missão “Dream On” e pesquisou um pouco no computador de Jefferson, você descobrirá que alguém chamado Patel trabalhou com a campanha eleitoral de Jefferson, mas foi demitido aleatoriamente por Jefferson – apesar de ele não se lembrar de ter demitido ela devido ao lento processo de apagamento cerebral pelo qual atores não identificados o estão submetendo. Como aponta outro comentário do Reddit, o nome desse personagem é Lea Patel. Não é exatamente Liberty, mas não fica muito longe.

Nomes semelhantes são uma coisa, mas como muitos outros Redditors observaram, existem alguns laços temáticos e narrativos entre “Dream On” e o que, pelo menos pelo trailer, sabemos sobre Phantom Liberty.

“Quando você vai para o telhado da sala escondida e olha para o transmissor, Silverhand menciona que a Militech usou esse tipo de tecnologia durante as guerras corporativas, [e] a militech está de cama com a NUSA”, falou um comentarista. (NUSA significa os Novos Estados Unidos da América, o poder que V jura no trailer.)

Um comentário de acompanhamento do pôster original do tópico também traz algo que Johnny diz sobre toda a perda de memória e tema de substituição de “Dream On”.

“Johnny não apenas menciona militech”, afirma o OP, “mas também menciona como a situação dele e de V é semelhante à dos Peralez, com seus cérebros sendo bagunçados, o que parece apenas uma dica direta para o engrama no trailer sendo relacionado a este imo.”

Existem alguns outros comentários especulativos no tópico principal do Reddit, incluindo um que mergulha em um nome potencial para um símbolo não identificado exibido pelo menos duas vezes em “Dream On”. Embora tudo isso seja especulação, sabemos que a missão “Dream On” termina sem uma resolução completa.

Dito isso, também sabemos que esse mistério é intencional, de acordo com os comentários do designer principal de missões do Cyberpunk, Paweł Sasko, bem como uma resposta no tweet de Patrick Mills, autor de “Dream On”, que afirmou que, embora o esquema nefasto em o cerne da busca pode não ser bem resolvido até o final, a parte de V neste segmento específico da vida em Night City acabou.

Talvez isso abra um buraco gigante nessa teoria de que Liberty Patel tem algo a ver com isso. Talvez não. Se não obtivermos nenhuma resposta em breve – a expansão Phantom Liberty do Cyberpunk 2077 não será lançada até o próximo ano – esperamos que, enquanto isso, veremos alguma luz lançada sobre o mistério FF-06-B5 aparentemente impenetrável do game. E aí, qual é a sua teoria?

Via: Claire Jackson/Kotaku

CONTEÚDO RELACIONADO