Publicidade
Assista ao vídeo

GTA 6: Por que o jogo não será lançado para o PC?

Um ex-desenvolvedor da Rockstar que trabalhou em Grand Theft Auto 5 e Red Dead Redemption 2 explica por que GTA 6 não será lançado no PC.
Gostou? Compartilhe!
GTA 6
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Grand Theft Auto 6 não terá versão para PC – novamente, como já aconteceu anteriormente – no lançamento, como já foi confirmado pela sua desenvolvedora, o que voltou a irritar os donos de PCs pelo mundo. O motivo: porque os desenvolvedores “querem priorizar o que vende”, disse um ex-funcionário da Rockstar.

A Rockstar revelou oficialmente GTA 6 em 4 de dezembro, afirmando que o tão aguardado jogo está planejado para chegar ao PS5 e Xbox Series X/S em algum momento de 2025. Como o tão aguardado anúncio do jogo não fez menção aos computadores pessoais, o fandom entendeu que isso significava que GTA 6 estava ignorando o PC no lançamento.

Tal reviravolta estaria de acordo com o histórico de longa data da Rockstar, já que a última entrada da série principal que foi tratada com um lançamento multiplataforma no primeiro dia para PC e consoles foi GTA 2, que foi lançado no final dos anos 90. Agora o ex-animador da Rockstar, Mike York, concordou com essa suposição, tendo dito recentemente que a versão para PC do GTA 6 provavelmente levará mais tempo para ser desenvolvida.

Continua depois da Publicidade

O veterano da indústria expandiu esse sentimento em um vídeo do YouTube de 11 de dezembro que o viu afirmar que a Rockstar sempre quer “priorizar o que vende”. Especificamente, o foco número um da empresa tem sido historicamente o PlayStation, com York lembrando como a Rockstar inicialmente priorizou o PS3 durante seu tempo de trabalho no GTA 5, embora a versão do jogo para Xbox 360 tenha sido desenvolvida simultaneamente.

Por que a porta GTA 6 para PC ficará atrás das versões de console, de acordo com Mike York

  • Espera-se que as versões do jogo para console vendam melhor.
  • O PlayStation tem sido historicamente a plataforma mais lucrativa para a Rockstar.
  • As versões do jogo para console também são significativamente mais fáceis de desenvolver.
  • A grande variedade de peças torna a otimização do PC extremamente difícil em comparação com os consoles, que compartilham o mesmo hardware e, portanto, exigem muito menos testes.
  • Priorizar o que vende melhor e é mais fácil de fazer é, portanto, uma decisão de negócios sensata.

E embora a Rockstar não esperasse que a versão Xbox 360 superasse as vendas da versão PS3 do GTA 5, desenvolvê-los em conjunto ainda era viável porque exigia apenas que o estúdio tivesse como alvo dois sistemas, disse York.

Em contraste, otimizá-lo para PC foi uma tarefa monumental devido ao grande volume de configurações de hardware que o desenvolvedor teve que levar em conta. O ex-funcionário da Rockstar acredita que o mesmo será verdade para Grand Theft Auto 6, e é por isso que sua versão para PC levará mais tempo.

York reconheceu que os jogos para PC têm aumentado nos últimos anos, o que implica que a tendência de vendas de AAA em grande parte voltadas para consoles pode não se manter verdadeira para sempre. Mas mesmo que as vendas de PC ultrapassem as de consoles, sempre será mais fácil otimizar jogos para um ou dois sistemas do que para uma enorme variedade deles.

Portanto, de todas as principais razões pelas quais a Rockstar historicamente evitou o PC no lançamento, o fato de que a otimização do PC “pode ​​ser mais difícil do que a ciência de foguetes em algumas situações” certamente está presente, disse York.

O ex-animador da Rockstar, portanto, pediu aos fãs que permanecessem pacientes, sabendo que o estúdio está fazendo tudo o que pode para entregar o melhor jogo possível. O tempo dirá quando esse título realmente chegará ao PC, embora 2027 não pareça uma janela de lançamento impossível, assumindo que GTA 6 será lançado no PS5 e Xbox Series X/S no final de 2025.

Via: YouTube/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO