Rockstar deixou passar?! Hacker descobre problemas nas configurações de GTA V

As grandes empresas não estão ilesas de errarem!

Publicado em 10/4/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

É verdade que quase todos os aspectos do jogo melhoraram desde os dias do cartucho. Os gráficos são melhores, os jogos são mais longos, e o multiplayer vai além de dois ou quatro controladores e tela dividida em uma TV CRT. Mas existe um aspecto do título que horrível, que são os tempos de carregamento.

Nos dias de hoje é uma notícia digna quando um jogo tem tempos de carregamento rápido. A edição do PlayStation 5 de Spider-Man: Miles Morales é um destes e muitos artigos foram escritos sobre o assunto. Como a parcela on-line de GTA está notoriamente do outro lado dessa moeda, um jogador e programador se propôs a descobrir o que exatamente estava acontecendo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O usuário simspelaaja no Reddit, depois de esperar a desenvolvedora Rockstar de GTA Online tentar corrigir o problema por anos, decidiu que se eles não conseguiam, alguém tinha que fazer. Depois de rever como o jogo estava carregando em sua máquina, simspelaaja descobriu que os longos tempos de carregamento tinham que ser culpa de uma codificação ruim.

“GTA decide maximizar um único núcleo na minha máquina por quatro minutos e não fazer mais nada”, escreveu acrescentando: “O que, é minerar cripto ou algo assim? Sinto cheiro de código. Código muito ruim.”

Aprofundando-se, ele descobriu que o problema se origina de um catálogo formatado json de 10mb que lista os itens disponíveis para compra no GTA Online. Embora o novo bote armado do GTA Online seja legal, simplesmente listar que ele está disponível no título não deve causar tempos de carregamento acima de seis minutos. Bem, acontece que o problema é duplo, como ele mesmo explicou.

Em primeiro lugar, devido ao protocolo estranho inerente a uma função C++ chamada sscanf, por cada poucos bytes de dados carregados cada caractere na sequência de 10mb é lido novamente, e novamente, e novamente, e novamente… infinitamente.

O segundo problema vem quando o sistema verifica todas as instâncias possíveis de um item, a partir de uma lista de cerca de 63 mil entradas, o que, simplificando, não é um processo bem otimizado.

Não contente em simplesmente provar que o problema existe, simspelaaja escreveu um arquivo .dll e o corrigiu. Agora tudo está funcionando como manteiga em seu sistema. Na verdade, com ambos os problemas corrigidos, eles têm o tempo de carregamento de seis para um minuto e cinquenta segundos.

GTA Online já está disponível para PC, PS4 e Xbox One, com versões para PS5 e Xbox Series X em desenvolvimento.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio