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De propósito?

Rockstar deixou passar?! Hacker descobre problemas nas configurações de GTA V

As grandes empresas não estão ilesas de errarem!
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GTA
Imagem: Ilustração
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É verdade que quase todos os aspectos do jogo melhoraram desde os dias do cartucho. Os gráficos são melhores, os jogos são mais longos, e o multiplayer vai além de dois ou quatro controladores e tela dividida em uma TV CRT. Mas existe um aspecto do título que horrível, que são os tempos de carregamento.

Nos dias de hoje é uma notícia digna quando um jogo tem tempos de carregamento rápido. A edição do PlayStation 5 de Spider-Man: Miles Morales é um destes e muitos artigos foram escritos sobre o assunto. Como a parcela on-line de GTA está notoriamente do outro lado dessa moeda, um jogador e programador se propôs a descobrir o que exatamente estava acontecendo.

O usuário simspelaaja no Reddit, depois de esperar a desenvolvedora Rockstar de GTA Online tentar corrigir o problema por anos, decidiu que se eles não conseguiam, alguém tinha que fazer. Depois de rever como o jogo estava carregando em sua máquina, simspelaaja descobriu que os longos tempos de carregamento tinham que ser culpa de uma codificação ruim.

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“GTA decide maximizar um único núcleo na minha máquina por quatro minutos e não fazer mais nada”, escreveu acrescentando: “O que, é minerar cripto ou algo assim? Sinto cheiro de código. Código muito ruim.”

Aprofundando-se, ele descobriu que o problema se origina de um catálogo formatado json de 10mb que lista os itens disponíveis para compra no GTA Online. Embora o novo bote armado do GTA Online seja legal, simplesmente listar que ele está disponível no título não deve causar tempos de carregamento acima de seis minutos. Bem, acontece que o problema é duplo, como ele mesmo explicou.

Em primeiro lugar, devido ao protocolo estranho inerente a uma função C++ chamada sscanf, por cada poucos bytes de dados carregados cada caractere na sequência de 10mb é lido novamente, e novamente, e novamente, e novamente… infinitamente.

O segundo problema vem quando o sistema verifica todas as instâncias possíveis de um item, a partir de uma lista de cerca de 63 mil entradas, o que, simplificando, não é um processo bem otimizado.

Não contente em simplesmente provar que o problema existe, simspelaaja escreveu um arquivo .dll e o corrigiu. Agora tudo está funcionando como manteiga em seu sistema. Na verdade, com ambos os problemas corrigidos, eles têm o tempo de carregamento de seis para um minuto e cinquenta segundos.

GTA Online já está disponível para PC, PS4 e Xbox One, com versões para PS5 e Xbox Series X em desenvolvimento.

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