Jogos como Silent Hill que provavelmente são melhores que o remake da Konami

Estes jogos indies pegam o que de melhor existe em Silent Hill e podem ser adquiridos por um valor bem baixo no Steam e um deles gratuito no Itch.io

Publicado em 23/05/2022 09:42
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma série de rumores e vazamentos aparentemente verídicos estão circulando em relação ao novo conteúdo oficial de Silent Hill da editora Konami. Enquanto muitos fãs de longa data da franquia estão animados que a série possa ser reiniciada, outros estão mais céticos, pois há razões para acreditar que a Konami não terá sucesso em trazer a franquia para algo próximo de sua antiga glória.

Como o espírito dos jogos clássicos continua vivo, muitos jogadores indie estão se inspirando no Silent Hill, com muitos deles publicando jogos que podem ser melhores do que as próximas tentativas da Konami. O desenvolvedor e editor de Silent Hill está se debatendo há anos, com vários erros em seus principais títulos como por exemplo, o eFootball inacabado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ainda tem o caso que até hoje os fãs não engolem da separação da empresa com o autor de jogos Hideo Kojima, que corrobora a má reputação da Konami junto aos fãs. A era pós-Kojima da Konami também foi menos que estelar, com a empresa desperdiçando os direitos não apenas de Silent Hill, mas de outras séries amadas, como Metal Gear Solid e Castlevania.

Agora que há rumores não apenas de um novo jogo de Silent Hill, mas também de um spin-off e remake de Silent Hill 2, é razoável se preocupar se a Konami entende a arte, intenção e visão por trás da franquia. Há também rumores de que o remake de Silent Hill 2 incluirá novos finais, o que pode ser interessante se for desenvolvido por uma organização com amor e compreensão da franquia original.

Resta saber se a desenvolvedora Bloober Team é uma empresa que os fãs podem vir a amar definitivamente, mas, felizmente, não faltam estúdios independentes e desenvolvedores solo mantendo o espírito de Silent Hill vivo.

Embora haja uma história canônica, personagens recorrentes e uma tradição robusta em Silent Hill, a franquia sempre foi mais sobre tom, atmosfera e apresentação de temas como doença mental, luto, trauma e culpa. Para os jogadores que desejam mergulhar em uma experiência com esses itens básicos (com alguns gráficos da era PS1 para uma boa medida), existem muitas ótimas opções.

Iron Lung tem Claustrofobia e Ansiedade de Silent Hill

David Szymanski publicou uma série de experiências interativas voltadas para o terror, mas Iron Lung pode ser a mais aterrorizante. Assim como Silent Hill rejeita tropos clássicos de terror, o mesmo acontece com Iron Lung, evitando (principalmente) sustos e outros clichês, como picadas musicais bregas ou arquétipos de personagens exagerados. Em vez disso, Iron Lung enche o jogador com uma sensação crescente de pavor através de uma atmosfera assombrosa, auxiliada por um design de som estelar e mecânica de jogo simples.

Os jogadores de Iron Lung ocupam o lugar de um condenado em um futuro distante. A humanidade se tornou uma corrida espacial, e o personagem-jogador está em uma missão para explorar um oceano de sangue em um planeta alienígena em um submarino velho e decadente. A jogabilidade consiste principalmente em usar a câmera e o mapa do submarino enquanto apaga o fogo ocasional.

É um jogo curto, que pode ser vencido em cerca de uma hora, mas graças a vislumbres do estado mental do protagonista, sentimento crescente de desespero silencioso e tom enervante e claustrofóbico, ele canaliza muito do que tornou os locais clássicos de Silent Hill como Midwich Elementary tão icônicos. Além disso, o Iron Lung custa apenas R$ 12,39 no Steam, muito menos do que o que a Konami possa publicar.

A aventura clássica de Silent Hill pode ser encontrada em Lost In Vivo

Para os fãs que procuram algo um pouco menos sci-fi do que Iron Lung, Lost In Vivo do desenvolvedor KIRA é uma excelente escolha. O jogo usa sua influência de Silent Hill em sua manga, começando com uma premissa simples do personagem-jogador procurando por seu cachorro antes de cair em um pesadelo sobrenatural de Lovecraft.

Ao contrário de Iron Lung, Lost In Vivo oferece um cenário urbano semelhante ao de Silent Hill, proporcionando aos jogadores uma sensação de familiaridade que é aproveitada contra eles quando as coisas começam a dar errado. O design de som e a música também são de alto nível, prestando uma clara homenagem à famosa trilha sonora de Akira Yamaoka. Lost In Vivo é outra opção acessível, listada no Steam por apenas R$ 24,89.

Os jogadores podem imaginar os sustos de Silent Hills com P.T. Silent Memories

De acordo com Guillermo del Toro, Silent Hills seria “cativante”. Os jogadores puderam ter um vislumbre dessa visão com o agora icônico P.T., que significa “Playable Teaser“. A experiência em primeira pessoa, free-to-play, estava envolta em mistério atraente, vendo os jogadores se arrastarem por um loop de tempo inquietante enquanto desvendavam um enigma envolvendo uma família dizimada.

Infelizmente, a Konami enlatou o Silent Hills dirigido por Kojima, apesar do sucesso de P.T. e demanda desenfreada dos jogadores (outro sinal de que a empresa não tem uma noção firme de como lidar com o IP de Silent Hill).

TwoDev-Sensei foi um dos muitos que viram o potencial inegável de Silent Hills e decidiu reimaginá-lo como uma experiência de terror em terceira pessoa de 8 bits intitulada P.T. Silent Memories. Este jogo curto e simples se baseia fortemente no P.T. original, recriando muitos dos quebra-cabeças e ambientes no estilo retrô.

Há rumores de que a própria Konami está tentando uma repetição de P.T. com uma demo de Silent Hill, então o legado do teaser de Kojima ainda é claramente tangível em sua influência. A Konami decidiu remover o influente e amado P.T. da PlayStation Store, mas os fãs talvez possam recuperar um pouco da magia com P.T. Silent Memories. Melhor ainda é o fato de que o jogo é gratuito para download no Itch.io.

Via: Game Rant/Steam/Itch.io
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar