Publicidade
Denúncia falsa

Polícia invade casa de streamer após denúncia de crime

Enquanto fazia vídeo ao vivo, casa da streamer foi invadida pela polícia e ela foi algemada junto de sua família.
Gostou? Compartilhe!
Streamer jogadora de Hearthstone tem casa invadida
(Imagem: Alliestrasza)
Publicidade

A streamer do Twitch, Alexandra “Alliestrasza” Macpherson, uma jogadora proeminente de Hearthstone e membro da organização de eSports Fade 2 Karma, foi presa em 9 de fevereiro. Mas não foi culpa dela. A streamer foi “presa” enquanto jogava o jogo de cartas colecionáveis ​​ao vivo, com a polícia aparecendo e pronta para derrubar qualquer ameaça que estivesse à espreita em sua casa.

Conforme noticiado pela primeira vez pelo PC Gamer, Alliestrasza estava cerca de uma hora em uma transmissão ao vivo antes de tudo acontecer. A transmissão completa não está em sua página do Twitch, mas há clipes mostrando a polícia invadindo sua casa. E em um clipe de 50 segundos, três policiais entraram no quarto de Alliestrasza para fazer a prisão.

Um oficial tinha uma pistola, outro estava segurando o que parecia ser uma espingarda, enquanto um terceiro tinha um escudo antimotim pronto. Eles apontaram suas armas para a câmera e verificaram o perímetro, inclusive atrás da porta, antes de recuar e ficar na escada, que foi capturada em um segundo clipe. Eles finalmente deixaram a sala e a escada completamente.

Continua depois da Publicidade

A streamer de Hearthstone não estava na sala no momento, mas em um vídeo separado, depois que a transmissão estava em execução por cerca de 25 minutos, Alliestrasza voltou para contar ao bate-papo que tinha recebido um swatting, ou seja, onde alguém denúncia um influenciador falsamente alegando crime cibernético e até mesmo terrorismo.

Ela então desligou o vídeo, dizendo a todos que está tudo bem. Alliestrasza explicou mais tarde no Twitter que toda a sua família havia sido algemada. “Mas está tudo bem”, twittou Alliestrasza. “Só um pouco abalado com os nervos. Os oficiais foram ótimos e lidaram com tudo muito bem.”

Alliestrasza também detalhou exatamente qual era o perigo falso que a levou a ser golpeada enquanto estava ao vivo. Aparentemente, alguém ligou para a polícia dos EUA fazendo a falsa alegação de que uma mulher atirou em seu marido, se trancou no banheiro e ameaçou atirar em quem entrasse. Embora nada do tipo tenha ocorrido na casa de Alliestrasza, a polícia ainda prendeu ela e sua família para avaliar a veracidade da ameaça.

Swatting

O golpe (swatting) não é uma novidade para os streamers do Twitch. A prática, na qual outra pessoa chama a polícia para um streamer enquanto eles estão transmitindo ao vivo, já provou ser letal. Também é um desperdício de financiamento e recursos, com a polícia parecendo pronta para arriscar suas vidas, ou colocar em risco a vida de inocentes, por uma brincadeira de idiota.

Ainda assim, os streamers estão em constante ameaça de serem golpeados. Às vezes, isso leva a resoluções pacíficas, como a de Alliestrasza. Outras vezes, a prática resulta em uso mortal da força, como foi o caso em 2018, quando uma discussão sobre a Segunda Guerra Mundial de Call of Duty terminou com a polícia matando um pai inocente a tiros.

A polícia está ciente dessas táticas de fraude, com alguns departamentos – como Seattle – instalando programas anti-swatting. Esperamos que outras organizações policiais sigam o exemplo e ajudem a acabar com essa prática.

Via Kotaku/Twitter/PCGamer

CONTEÚDO RELACIONADO