Alguns jogadores que se familiarizaram com os Pinkertons ao jogar Red Dead Redemption 2 da Rockstar estão expressando surpresa on-line depois de saber que a agência de detetives ainda existe após manchetes recentes envolvendo seus investigadores. Logo após o lançamento de seu aclamado épico do velho oeste, a Take-Two Interactive foi processada pela controversa agência por alegações de uso não autorizado dos Pinkertons em Red Dead Redemption 2.
Veja também:
Enquanto alguns jogadores provavelmente só souberam dos Pinkertons pela primeira vez graças às repetidas aparições dos agentes Milton e Ross ao longo da extensa narrativa de Red Dead Redemption 2, a agência tem sido um dos pilares dos filmes de faroeste e ficção por gerações. Formada na década de 1850 pelo imigrante escocês Allan Pinkerton, a Agência Pinkerton desempenhou uma variedade de papéis no velho oeste, desde a proteção de presidentes até a investigação de violações da lei federal.
A agência, agora conhecida como Pinkerton Consulting & Investigations, ganhou uma reputação de quadriculada ao longo de seus quase 200 anos de negócios por servir como o músculo em uma série de esforços de alto perfil de destruição de sindicatos em empresas que vão desde a Carnegie Steel em 1892 até a Amazon em 2022.
Embora os Pinkertons tenham conseguido se manter fora dos holofotes nas últimas décadas, a agência agora está fazendo ondas on-line após relatos de que os investigadores de Pinkerton foram enviados para intimidar um YouTuber de Magic: The Gathering. De acordo com o YouTuber Oldschoolmtg, a editora de Magic: The Gathering, Wizards of the Coast, contratou Pinkertons para intimidá-lo depois que ele inadvertidamente tomou posse de cartas da próxima expansão March of the Machine Aftermath.
O incidente enviou ondas de choque através do Twitter, com muitos jogadores expressando surpresa tanto que a agência ainda exista quanto que a Wizards of the Coast iria tomar medidas tão extremas.
Enquanto algumas postagens vieram de jogadores de Red Dead Redemption 2 surpresos ao saber que uma agência mais comumente associada ao rastreamento de bandidos no velho oeste ainda estava operando no mundo moderno, outros comentaristas desabafaram sua frustração com o uso de uma agência com um histórico de táticas violentas para intimidar um criador de conteúdo de jogos.
Resposta da Wizard of The Coast sobre o ocorrido
O Observatório de Games entrou em contato com a assessoria de imprensa da Wizard of The Coast no Brasil a respeito do caso, que prontamente respondeu o seguinte:
“Como parte da investigação sobre a distribuição não autorizada e divulgação de produtos embargados, tentamos repetidas vezes contatar a pessoa que recebeu cards não lançados. Após diversas ligações não atendidas, um investigador o visitou e pediu para que nos contatasse como parte da investigação e devolvesse os produtos e embalagens embargados. Ele acatou ambos os pedidos. Estamos substituindo os produtos não lançados com o produto que o consumidor quis comprar.”
Red Dead Redemption 2 já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.