A Capcom removeu o software Denuvo Anti-Tamper de Resident Evil Village. Este desenvolvimento promete significar o fim da gagueira do PC de Resident Evil Village que forçou alguns fãs a contornar o software de gerenciamento de direitos digitais (DRM) do survival horror, apesar de possuir uma cópia legítima do jogo.
Veja também:
Como tende a ser o caso com a maioria dos lançamentos para PC, Denuvo Anti-Tamper foi uma adição altamente controversa a Resident Evil Village. Até porque esse recurso de DRM destruiu o desempenho até mesmo em algum hardware de ponta, aumentando a intensidade de recursos do jogo a ponto de criar um gargalo na CPU.
E embora seu único propósito fosse evitar a pirataria, o port para PC de Resident Evil Village ainda estava problemático poucas semanas após seu lançamento em maio de 2021 por um hacker ou grupo conhecido como EMPRESS. Desta forma, a Capcom removeu o Denuvo Anti-Tamper de Resident Evil Village como parte de uma atualização de 10 de abril para a versão Steam do jogo.
O movimento foi feito sem nenhum anúncio oficial do desenvolvedor. No entanto, vários testemunhos de jogadores e dados de controle de versão raspados pelo SteamDB confirmam que Denuvo não está mais na versão mais recente do jogo. Essa remoção chega pouco antes do aniversário de dois anos de Resident Evil Village, portanto, persistindo por muito mais tempo em comparação com a parcela principal anterior da série. Para contextualizar, a Capcom removeu o Denuvo do remake de Resident Evil 3 depois de apenas seis meses.
Resident Evil Village já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.