Publicidade
Entenda os motivos

Saiba os motivos da Epic Games lançar jogos famosos gratuitos

A Epic Games Store vem distribuindo títulos populares como Borderlands 3 e Wolfenstein: The New Order, e há boas razões para isso.
Gostou? Compartilhe!
Epic Games
(Imagem: Epic Games)
Publicidade

Nas últimas semanas, a Epic Games Store distribuiu alguns jogos de primeira linha gratuitamente. Isso inclui Borderlands 3, BioShock: The Collection, Prey e muito mais. Embora nenhum jogador diga não a um jogo gratuito, é de se perguntar por que a Epic Games Store oferece tão generosamente esses títulos. Essa questão é ainda mais proeminente agora, após a enxurrada de jogos populares que estavam gratuitos por tempo limitado na Epic Games Store. A resposta é multifacetada e tem a ver com o lugar da Epic Games na indústria de jogos.

A Epic Games Store e seus jogos gratuitos

Toda semana, a Epic lança um jogo gratuito que qualquer pessoa pode baixar com uma conta da Epic Games Store. Isso pode ser qualquer coisa, desde um título indie como The Vanishing of Ethan Carter até jogos AAA como o Tomb Raider Trilogy. Esses títulos estarão disponíveis apenas por alguns dias antes que a loja passe para o próximo jogo gratuito em sua fila, mas se um jogador adquirir o jogo no prazo especificado, é dele, sem pagamentos ou microtransações adicionais anexadas.

Dar jogos constantemente é um empreendimento caro. Em um documento do ano passado, foi revelado que a Epic Games gastou milhões em jogos grátis para a loja. Subnautica sozinho custou à empresa US $ 1,4 milhão, enquanto a série Batman: Arkham superou isso em US $ 1,5 milhão. O documento também especifica o número de novos usuários da Epic Games Store que cada jogo trouxe, o que explica o raciocínio da empresa por trás dos jogos gratuitos semanais.

Continua depois da Publicidade

Simplificando, é uma ótima estratégia de marketing. Existem muitas lojas de videogames online, sendo o Steam o mais popular de longe. Para competir com eles, a Epic Games Store está distribuindo jogos semanalmente, algo que até mesmo lojas de jogos proeminentes não fazem – ou pelo menos, não com tanta frequência.

É uma excelente maneira de convencer os usuários a baixar o cliente de jogos da empresa, e isso geralmente é difícil de vender, pois a maioria dos jogadores de PC provavelmente já possui o Steam instalado.

Uma vez que o cliente está configurado, então uma pessoa tem pelo menos um pouco mais de probabilidade de comprar algo na Epic Games Store, e qualquer compra é uma vitória para a empresa. Além disso, dar jogos também é ótimo para publicidade. Isso vale tanto para a Epic Games quanto para a empresa por trás do título gratuito, porque toda vez que um meio de comunicação faz um artigo sobre os títulos gratuitos da Epic Games – como este – isso é publicidade gratuita.

Além disso, existem outras maneiras pelas quais a Epic Games Store tenta se diferenciar das plataformas concorrentes. Por exemplo, a empresa expressou que está “aberta” para hospedar jogos que façam uso da tecnologia blockchain e criptomoeda, desde que sigam as leis relevantes. Isso veio logo depois que o Steam baniu esses títulos.

Isso abre a empresa para acordos mais exclusivos com pessoas da indústria de jogos blockchain, mas pode afastar usuários que são contra a tecnologia blockchain. Independentemente disso, talvez a Epic Games Store ofereça um jogo baseado em criptografia ou NFT gratuitamente um dia.

Até lá, os jogadores podem aproveitar o mais novo jogo gratuito da Epic Games Store — Wolfenstein: The New Order. O jogo estará gratuito até 9 de junho e, em seguida, a empresa revelará seu próximo jogo de mistério.

O fluxo constante de brindes de jogos populares colocou os holofotes na plataforma, levando muitos usuários a teorizar qual jogo gratuito pode vir a seguir. Independentemente de quão precisas sejam essas teorias, ainda é publicidade para a empresa. Parece que as táticas de marketing da Epic Games Store estão funcionando muito bem.

Via: Game Rant/YouTube

CONTEÚDO RELACIONADO