Faltando apenas alguns dias para o lançamento completo de Starfield, alguns jogadores de acesso antecipado relataram nas redes sociais que o jogo não pode ser jogado em placas gráficas Intel Arc, com alguns acrescentando que a janela do jogo se recusa a aparecer em qualquer linha Alchemist da Intel.
Veja também:
Os relatórios geraram uma resposta da Intel, mas ela não foi o que os jogadores de Starfield queriam ouvir antes do lançamento do jogo. Os usuários que compraram a Premium Edition de Starfield começaram a jogar já em 31 de agosto, com o consenso de que o novo IP da Bethesda tem uma sensação semelhante a Skyrim e Fallout 4, tanto do ponto de vista de jogabilidade quanto técnico.
Antes do lançamento completo do Starfield em 6 de setembro, tanto a AMD quanto a NVIDIA lançaram atualizações de driver gráfico para garantir compatibilidade com Starfield. Segundo relatos, as placas gráficas Intel Arc, como a A750, não conseguiram carregar o Starfield. Embora o Gerenciador de Tarefas do Windows mostrasse a janela do Starfield aberta em segundo plano e ocupando recursos significativos do sistema, as tentativas de trazê-la para o primeiro plano provaram ser inúteis.
Isso naturalmente fez com que os usuários da Intel divulgassem suas queixas nas redes sociais, o que gerou uma resposta da Intel no Twitter. Embora a empresa tenha dito que está ciente dos problemas com as GPUs, uma correção ainda não está disponível para as placas gráficas afetadas no momento em que este artigo foi escrito.
A Intel afirmou que um driver gráfico atualizado para GPUs Arc está programado para chegar durante o lançamento completo do Starfield. Mas isso não impediu os usuários de expressarem seu desapontamento com a Intel por não ter um driver pronto como aconteceu com a AMD e a NVIDIA.
Com a Intel atrasada na atualização de GPU, os problemas com Starfield são os últimos que a ela enfrenta na venda da linha Arc. Com as análises de Starfield ainda restritas aos meios de comunicação e curadores do Steam no momento em que este artigo foi escrito, resta saber quantos usuários insatisfeitos da Intel expressarão suas reclamações.
Apesar das GPUs Intel Arc terem passado por dificuldades com Starfield durante o acesso antecipado, o jogo continua sendo um dos títulos mais esperados de 2023. Só o tempo dirá quão bem Starfield terá o desempenho nas GPUs Intel Arc assim que os drivers atualizados forem lançados.
Starfield será lançado em 6 de setembro para PC e Xbox Series X/S.