Steam afirma que não desativará as versões antigas dos jogos

Depois de notícias que o Steam poderia retirar os jogos antigos da plataforma, empresa vem a público e afirma o contrário.

Publicado em 04/10/2021 11:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dizer que o Steam é a face dominante global dos jogos de PC é talvez uma descrição adequada. No início de 2021, o cliente Valve quebrou seu recorde de jogadores concorrentes, com um pico de 26,4 milhões de jogadores. É uma prova de como o serviço é vital para o mercado de jogos de PC. No entanto, às vezes ele faz coisas que incomodam muitas pessoas. Recentemente, houve algumas preocupações de que os usuários perderiam o acesso a versões mais antigas dos jogos, mas a empresa anunciou que isso não acontecerá.

Uma semana atrás, foi detectado no cliente beta que o Steam pode desabilitar iterações mais antigas de títulos no futuro. Muitos na comunidade ficaram preocupados com isso, especialmente aqueles que são da comunidade de speedrunning. Speedrunners costumam usar versões mais antigas de jogos para certas execuções, mas sem acesso a elas no futuro, essas execuções específicas chegariam ao fim. Isso também foi um problema para aqueles que simplesmente desejavam preservar a oportunidade de reverter seus jogos para as atualizações anteriores.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, em um comunicado emitido ao PC Gamer, ficou claro que não é isso que o Steam pretende fazer em um patch futuro. O comunicado diz que não há planos para “desabilitar o download de versões antigas”, acrescentando que o que a comunidade provavelmente está se referindo é um recurso que permitirá que os parceiros retirem versões com o propósito de prevenir a violação de direitos autorais. O comunicado passou a dizer que haveria mais algumas informações sobre esse recurso assim que a nova atualização do Steam estivesse “pronta para entrega”.

É provável que sejam boas notícias para muitas pessoas que estavam inicialmente preocupadas. Parece que os jogadores ainda serão capazes de baixar versões antigas, afinal. Como muitos sabem, o Steam recebeu uma grande atualização recentemente, que tinha como foco a página de download e a forma como o cliente lida com o armazenamento. Foi após esse patch ser lançado que as preocupações começaram a crescer depois que alguns detalhes no cliente beta do Steam foram notados pelo SteamDB.

Embora a Valve esteja atualmente ocupada com seu próximo sistema portátil Steam Deck, ela ainda está trabalhando em seu ativo mais lucrativo.

Via: PC Gamer/Game Rant/Steam
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar