Foi revelado que Fortnite, da Epic Games, não será exibido no Steam Deck da Valve. O fundador e CEO Tim Sweeney foi questionado por um usuário no Twitter, se havia ‘algum plano para atualizar Fortnite para tornar o Proton/Wine compatível com EAC e BattleEye anti-cheat no Linux?”.
Veja também:
Com um rápido ‘não’, Sweeney respondeu o usuário, e reiterou que há um “grande esforço em andamento para maximizar a compatibilidade do Easy Anti Cheat com o Steam Deck”. Sobre Fortnite não receber atualização para rodar no Steam Deck, o CEO explicou: “Nós não temos confiança de que seríamos capazes de combater trapaças em escala sob uma ampla variedade de configurações de kernel, incluindo as personalizadas.”
Apesar de Tim ter suas razões sobre a indisponibilidade do jogo no Steam Deck, muitas pessoas não aceitaram bem a justificativa, twittando: “Admita. Você simplesmente não gosta do seu jogo de estrela na plataforma do rival”, falou uma pessoa. Sweeney logo rebateu: “A Epic ficaria feliz em colocar Fortnite na Steam. Não ficaríamos felizes em dar ao Steam 20-30% de sua receita pelo privilégio”.
Ele diz ainda que o suporte ao hardware do Steam Deck é “um problema separado”. Apesar de não ter Fornite, outros jogos serão compatíveis com o novo hardware da Valve. Tomb Raider e The Witcher 3: Wild Hunt estão na lista de games ‘jogáveis’ do dispositivo, que será lançado ainda neste mês.