Novas fotos e vídeos oficiais do exército ucraniano mostram que ele está usando o Steam Deck da Valve para controlar remotamente metralhadoras na guerra em andamento com a Rússia. O uso pouco ortodoxo do Steam Deck está longe de ser a primeira vez que material de videogame, seja software ou hardware, é usado por uma força militar.
Veja também:
A invasão russa em curso na Ucrânia está ilustrando todos os dias como a tecnologia moderna muda enormemente a guerra moderna. Na era da internet, a tecnologia permite que quase tudo seja espalhado pelo mundo instantaneamente, sejam vídeos de propaganda ou um jogador de videogame vazando documentos militares confidenciais, como aconteceu com War Thunder em 2021.
Agora, as Forças de Defesa ucranianas estão utilizando um novo hardware de videogame, e os inimigos que estão mirando não serão virtuais. Fotos e vídeos da TRO Media (Forças de Defesa Territorial da Ucrânia) mostram sua capacidade de controlar remotamente torres. A legenda no Instagram diz que sua configuração, que utiliza um Steam Deck que provavelmente executa uma interface de usuário personalizada, permite que o operador esteja a até 500 metros da própria arma.
Esta é uma ótima ferramenta para proteger a vida do operador das forças inimigas que estarão mirando a torre. A legenda do Instagram também observa que qualquer arma antipessoal ou antitanque pode ser instalada na plataforma, não apenas a arma vista no vídeo. Esta é uma forma curiosa do uso de um console, e que esperamos, jamais seja utilizado por qualquer civil.