Publicidade
Saiba mais

The Day Before: Estúdio pode não ter sido realmente encerrado

A situação com a Fntastic e The Day Before continua a evoluir, à medida que se torna aparente que o desenvolvedor pode não ter realmente fechado.
Gostou? Compartilhe!
The Day Before
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Após o lançamento desastroso de The Day Before, a Fntastic pode não ter realmente fechado, mas sim renomeado como Eight Points. Apenas quatro dias depois de lançar seu jogo de tiro pós-apocalíptico contra zumbis, a Fntastic anunciou que estava fechando seu estúdio devido a problemas financeiros.

Quando The Day Before foi anunciado inicialmente, os jogadores estavam entusiasmados com a ideia de um jogo de sobrevivência MMO ambientado em um apocalipse zumbi, especialmente depois que Fntastic mudou para o Unreal Engine 5. No entanto, uma polêmica seguiu a outra, já que The Day Before enfrentou vários atrasos – e até uma disputa de marca registrada – em seu conturbado lançamento.

Quando fez sua estreia no Steam, The Day Before foi lançado com críticas esmagadoramente negativas, com a Fntastic sendo forçada a fechar o servidor Discord oficial do jogo apenas algumas horas após o lançamento. A onda de críticas iradas veio não apenas devido ao falso marketing de The Day Before, mas também devido ao conteúdo do jogo em si.

Continua depois da Publicidade

O mapa jogável era apenas uma troca de ativos adquiridos no mercado Unreal Engine, supostamente montado por voluntários, e sua jogabilidade estava repleta de bugs. Apesar de anunciar atualizações futuras para o acesso antecipado de The Day Before, a negatividade esmagadora foi demais para a Fntastic.

O estúdio fechou e a Valve removeu a possibilidade de os jogadores comprarem The Day Before no Steam. Porém, de acordo com dados do SteamDB, parece que o nome do desenvolvedor de The Wild Eight, outro jogo do mesmo estúdio, foi alterado de Fntastic para Eight Points.

Devido à falta de credibilidade da Fntastic, é natural supor que o estúdio tentou mudar sua marca secretamente para escapar da ira da comunidade de jogos. Dito isto, a verdade parece ser muito mais simples: um estúdio completamente diferente queria distanciar-se da marca Fntastic.

A Eurogamer entrou em contato com a editora HypeTrain Digital para esclarecer a situação emergente. Embora The Wild Eight tenha sido desenvolvido inicialmente pela Fntastic, o estúdio interrompeu seu trabalho após lançar o título para acesso antecipado no Steam.

A HypeTrain Digital continuou o desenvolvimento de The Wild Eight de forma independente, antes de romper todos os laços comerciais com a Fntastic em 2017. A associação problemática com The Day Before fez com que HypeTrain Digital mudasse o desenvolvedor listado no Steam para Eight Points, já que o jogo recebeu uma enxurrada de críticas negativas de jogadores descontentes do The Day Before.

Após o lançamento de The Day Before em 7 de dezembro de 2023, uma onda de críticas negativas para The Wild Eight começou, não relacionadas ao jogo em si, mas associadas ao estúdio de desenvolvimento original, Fntastic. Ontem tomamos a decisão de remover qualquer menção ao desenvolvedor Fntastic da página do jogo.

Como toda e qualquer presença nas redes sociais de The Day Before foi eliminada pela Fntastic, parece que o estúdio por trás do infame atirador de zumbis realmente fechou para sempre. Embora sempre exista a possibilidade de que ele retorne com um novo nome no futuro, essa experiência provavelmente fará com que os jogadores fiquem ainda mais cautelosos com o hype pré-lançamento.

Via: Eurogamer/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO