Publicidade
Sério?

Usuários do Steam tem contas restritas após dar joinha em jogo com análise negativa

Um grande número de usuários do Steam encontra-se com contas restritas depois de votarem positivamente em uma análise negativa do jogo na loja digital.
Gostou? Compartilhe!
Valve
(Imagem: Valve)
Publicidade

Um grande número de contas de usuários do Steam foram recentemente restritas simplesmente por dar um jóinha em uma análise específica de um jogo. O Steam é mais do que apenas uma vitrine digital onde as pessoas compram games. É um hub para todos os tipos de atividades, incluindo escrever resenhas, conversar com pessoas afins nos fóruns, compartilhar guias de instruções e até mesmo presentear amigos com jogos da plataforma.

Em 2013, a loja começou a permitir que as pessoas escrevessem resenhas sobre os jogos que haviam comprado, e os leitores podiam votar se achavam a resenha útil ou não. Aqueles considerados engraçados poderiam receber um aceno especial, e as pessoas poderiam até dar uma variedade de prêmios por uma crítica particularmente útil ou bem escrita.

Recentemente, no entanto, votar a favor de uma revisão provou ser uma coisa ruim, que muitos usuários descobriram da maneira mais difícil. Um usuário do Steam chamado FREEDOMS117 escreveu uma crítica negativa para Warlander, jogo multijogador gratuito da Toylogic, explicando os problemas com o uso do desenvolvedor do Sentry Anti-Cheat, como ele continuou rodando em segundo plano mesmo depois de sair do jogo e que restos deixados para trás depois de serem desinstalados.

Continua depois da Publicidade

Além de receber centenas de prêmios, a avaliação de FREEDOMS117 obteve 2.438 votos positivos e foi classificada como Mais Útil. No entanto, um moderador decidiu que a análise de FREEDOMS117 violava os termos de serviço do Steam, resultando na ocultação do texto e na restrição da conta do usuário por 30 dias.

Isso removeu a capacidade de escrever mais análises, votar nelas ou postar nos fóruns da comunidade Steam. Além disso, todos que votaram a favor na avaliação de FREEDOMS117 também tiveram suas contas limitadas e ficaram impossibilitados de votar em qualquer avaliação por 30 dias.

Muitos receberam uma mensagem informando que essa restrição estava sendo aplicada simplesmente para “[aprovar] uma avaliação de usuário que foi banida por tentar enganar usuários ou outras violações das Regras e Diretrizes do Steam”.

O problema é que a revisão de FREEDOMS117 não fez nada disso e, felizmente, a situação já foi corrigida. O moderador que executou a proibição aparentemente presumiu que a revisão estava fornecendo orientação sobre como contornar o software antipirataria. Também foi considerado potencialmente perigoso para outras pessoas porque descrevia como o usuário havia editado seu registro para remover completamente o jogo de seu sistema.

Desde então, o Steam suspendeu todas as restrições de FREEDOMS117 e dos outros usuários afetados, afirmando que a revisão pode, no entanto, ser mais adequada para postagem como um guia. Além disso, a resposta do Steam a FREEDOMS117 observou que a empresa estaria acompanhando o desenvolvedor Toylogic sobre os problemas detalhados na análise.

O editor do jogo, Plaion, respondeu esclarecendo que o Sentry Anti-Cheat não permaneceu realmente em execução após o desligamento, mas um bug deixou o ícone do software exibido na bandeja do sistema.

Via: Steam/Game Rant/PC Gamer

CONTEÚDO RELACIONADO