Os videogames e a política estão entrelaçados desde os primeiros dias dos jogos, com muitos desenvolvedores usando-os como meio para falar sobre questões e problemas do mundo real. De franquias massivas como Call of Duty e Metal Gear usando como plataforma para transmitir mensagens sobre a dureza da guerra e suas repercussões a jogos indie como Not for Broadcast, dando um toque único à censura e ao extremismo, os jogos são usados há muito tempo para levar algum tipo de crítica.
Veja também:
Embora muitos jogadores não gostem da ideia de desenvolvedores usarem seus jogos para impulsionar mentalidades políticas, muitas das melhores aventuras estão aí para contar essas histórias e fazer sua crítica. A guerra é um tema comum de muitos dos jogos de tiro mais populares de hoje, como Call of Duty e Battlefield, enquanto eventos mundiais como o 11 de setembro afetaram jogos como Metal Gear Solid 2.
No entanto, com a crescente presença de mídia e fóruns on-line, a desinformação também se tornou desenfreada, com as imagens mais recentes apresentando o popular atirador Arma 3 como imagens reais do conflito da Rússia e Ucrânia em andamento. Um vídeo da jogabilidade de Arma 3 está circulando no Twitter, com as imagens incorretamente creditadas como tiradas do conflito, apresentadas como militares ucranianos interceptando aviões de combate russos.
Muitos fãs familiarizados com o Arma 3 rapidamente vieram para apontar a imprecisão com a filmagem que mostra um A-10 Thunderbolt/Warthog americano combatendo um veículo C-RAM antiaéreo também americano. A filmagem foi rapidamente desacreditada por muitos jogadores do Arma, mas o Tweet ainda alcançou mais de 10.000 curtidas e quase 4.000 retuítes.
Esse tipo de informação falsa espalhada usando Arma 3 não seria a primeira vez que o atirador se envolve em tipos semelhantes de controvérsia. Durante os conflitos no final do ano passado entre o Paquistão e o Afeganistão, imagens semelhantes do Arma 3 foram deturpadas por vários meios de comunicação na Índia, sendo apresentadas como evidência de forças do Talibã apoiadas pelo Paquistão lançando ataques aéreos contra o Afeganistão.
Embora a confusão tenha sido rapidamente corrigida, vários meios de comunicação foram criticados por apresentar a filmagem como genuína, seja por ignorância ou intenção.
Arma 3 está disponível para PC.