World of Warcraft anunciou recentemente Eternity’s End, o final da história de Shadowlands. Os dataminers do World of Warcraft já estão decifrando arquivos e ativos, mas uma descoberta deixou os fãs preocupados com a possibilidade de a Blizzard estar cometendo um grande erro envolvendo Pelagos, o primeiro personagem transgênero a aparecer no jogo.
Veja também:
Aviso: Spoilers para o World of Warcraft: expansão Shadowlands abaixo.
Bastion, um reino de penitência após a morte e lar do angelical Kyrian, é uma das zonas em World of Warcraft: Shadowlands. Durante a história, os personagens encontram Pelagos, um Kyrian recém-chegado que tem muito que trabalhar antes de conseguir suas asas. Os jogadores que se juntam ao pacto de Kyrian aprendem mais sobre Pelagos depois de se tornar seu Soulbind, incluindo que ele era mulher em vida, mas assumiu uma forma masculina após sua morte.
Durante os eventos de Shadowlands e seus patches subsequentes, o Arbiter, um constructo massivo responsável por classificar as almas em suas vidas posteriores adequadas, foi severamente danificado. Linhas de voz entre Pelagos e Kleia, outro Kyrian e Soulbind de Pelagos e o personagem do jogador, parecem indicar que Pelagos deve se tornar o próximo árbitro, usando sua essência para se tornar ou restaurar o autômato. Isso é ainda sugerido pela existência de um NPC chamado “Árbitro Pelagos”.
Há vários motivos pelos quais esse arco de história pode ser ruim. Pelagos, como trans, foi um grande passo para a representação no WoW. A mídia tem o péssimo hábito de matar personagens queer para obter uma resposta do público e, embora não se saiba se Pelagos realmente partirá, e se ele se tornar o novo Árbitro, ele seria irrevogavelmente mudado. Para piorar as coisas, a forma atual do Árbitro é feminina e, embora seja um construto, tem sido referida com pronomes femininos, o que significa que o sacrifício de Pelagos também pode ser visto como uma de-transição.
Os jogadores ficaram mortificados ao descobrir a possibilidade dessa história bater. A comunidade LGBTQ + que apoia Warcraft foi levada ao limite na luta por representação dentro do universo Warcraft. Esses jogadores não querem ver outro personagem queer morrer, ou pior, ser forçado a um corpo feminino por causa da narrativa. Considerando a miríade de controvérsias em que a Blizzard já está atolada, esse movimento sem dúvida renderia ainda mais má impressão com sua base de jogadores.
O próprio arco da história contém as sementes do que poderia ser uma narrativa interessante. Pelagos sempre foi muito querido e, embora desempenhe um papel coadjuvante na história, vê-lo cumprir esse papel pode ser um arco fantástico. No entanto, a Blizzard precisará agir com cuidado se o fizer, talvez garantindo que a forma do Árbitro de Pelagos seja masculina, e sua essência não seja simplesmente sacrificada para trazer de volta o velho árbitro.
Em qualquer sentido, é importante perceber que a informação datada não é final nem oficial – é possível que isso possa ser uma pista falsa, ou pode ser cortada completamente antes que Fim da Eternidade seja divulgado.
World of Warcraft: Shadowlands está disponível para PC. Eternity’s End está atualmente em desenvolvimento.