World of Warcraft risca homenagem feita a designer após caso de assédio sexual

Comunicado diz que a equipe do jogo está 'removendo referências que não são apropriadas' do popular MMO

Publicado em 28/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após um ex-diretor criativo de World of Warcraft ser nomeado em um processo de assédio sexual e discriminação, a Blizzard começou a remover referências ligadas a ele, no jogo. O Departamento de Fair Employment and Housing (DFEH) da Califórnia abriu um processo contra a Activision Blizzard na semana passada, levando seus funcionários a assinar uma carta aberta à administração da empresa e anunciar uma paralisação planejada.

Já na terça-feira, a equipe de WoW da Blizzard publicou sua própria resposta na mídia social, que disse ser representativa dos sentimentos da equipe em geral. Além de trabalhar internamente para proteger os grupos marginalizados e responsabilizar aqueles que os ameaçam, o comunicado disse ainda que a equipe do jogo tomaria ‘ações imediatas’ para ‘remover referências que não são apropriadas’ do popular MMO.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja:

Agora está claro que essas referências estão relacionadas ao ex-designer Alex Afrasiabi, conforme detalhado por WowHead. Alex foi citado no processo recente e alegado como tendo cometido “assédio sexual flagrante com pouca ou nenhuma repercussão”. O ex-designer, que é alegado nos documentos do processo por ter assediado mulheres durante seus 16 anos na Blizzard, tem um personagem, itens e armas com seu nome, no jogo, que agora parecem ter sido renomeados.

WoW (Foto: Reprodução)

Após a declaração da equipe, afirma-se que algumas alterações já foram feitas no WoW. Veja quais:

  • O machado de Fras Siabi agora é o cortador de charutos de Grimm;
  • Todas as referências a Fras Siabi em Stratholme agora são direcionadas a Ezra Grimm.
  • Todos os itens do Furor foram renomeados e a Foto Autografada de Foror e Tigule agora apresenta apenas Tigule, uma referência a Jeff Kaplan. 
  • O marechal de campo Afrasiabi em Ventobravo foi substituído pelo marechal de campo Stonebridge.
  • Lord Afrastrasz no Templo Wyrmrest agora é Lord Devrestrasz.
  • O Pathstalker Kariel em Eversong Woods agora é o Pathstalker Avokor.
  • Shard of Afrasa agora é Shard of the Splithooves.

Em tempo, o CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, respondeu ao processo por assédio sexual e discriminação na terça-feira e se desculpou pela reação inicial da empresa. Se você ainda não estiver entendendo o escândalo na Activision Blizzard, leia a matéria da coluna ‘Game Designer Sincero’ e fique por dentro!

Via: Andy Robinson/VGC
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio