O trabalho de voz de Erica Linbeck pode ser ouvido em dezenas de séries de anime e videogames, incluindo Hi-Fi Rush, Tell Me Why e muito mais, mas ela é mais reconhecida por seu papel como a hacker residente de Persona 5, Futaba, também conhecida como Oracle. As coisas foram pelo ralo no início desta semana, quando um vídeo apareceu online que tinha a voz gerada por IA de Futaba “cantando” uma música de Bo Burnham chamada Welcome To The Internet.
Veja também:
Obviamente, a Futaba gerada por IA do vídeo provavelmente usou e manipulou o diálogo que Lindbeck gravou para os jogos Persona. Lindbeck pediu publicamente que o vídeo fosse removido e a postagem original foi excluída do YouTube. No entanto, muitos canais desde então republicaram a capa da IA e muitos outros usuários do Twitter rejeitaram o pedido original de Lindbeck com críticas, levando-a a remover totalmente a conta.
A arte gerada por Inteligência Artificial não é uma nova controvérsia, mas o argumento recente reacendeu o debate, já que dubladores proeminentes e desenvolvedores de jogos deram suas próprias opiniões, tanto a favor de Lindbeck quanto contra o uso de vozes geradas por IA. Vale lembrar que recentemente foi criado um mod porno de Skyrim utilizando as vozes dos dubladores.
A roteirista e designer narrativa Anna Webster disse: “Os dubladores são colaboradores adicionais em um projeto, não um fantoche estranho para dizer o que você quer!” Ela continuou dizendo que “roubar a voz de alguém” é “antiético” e “simplesmente estranho”. Webster também menciona a ideia de propriedade do personagem: “No momento em que um dos meus personagens é gravado, não os vejo mais como ‘meus’… os dubladores trazem sua própria experiência e visão criativa para o personagem.”
O espetacular ator do Homem-Aranha, Josh Keaton, também entrou na discussão para dizer: “Erica é uma pessoa maravilhosa e não merece nada disso”. Respondendo a um dos comentários, Keaton continuou a dizer “Não há dois lados quando se trata de roubo”, enquanto discutia aqueles que usam programas de IA para (re)gerar vozes.
Muitos outros fãs e atores concordaram com os comentários de Keaton. O ator do Homem-Aranha (o jogo), Yuri Lowenthal, retuitou o comentário com “Apoiado”. Outro fã entrou na conversa para dizer que as pessoas que querem ouvir Futaba cantar devem “contratar uma dubladora de verdade”.