Publicidade
Saiba mais

Dark Souls não existiria sem o Ico do PlayStation 2, afirma o criador

Além do criador de Dark Souls, Ico também influenciou outros nomes como de The Last of Us
Gostou? Compartilhe!
Dark Souls
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O criador de Dark Souls e do próximo Elden Ring revelou que nenhum de seus jogos existiria se não fosse pelo jogo de ação e aventura de 2001 Ico no PlayStation 2. Diretor representante e presidente da FromSoftware, Miyazaki começou a trabalhar no desenvolvimento de jogos em 2004 , especificamente no jogo de PS2 Armored Core: Last Raven.

Ele logo assumiu o papel de diretor das sequências Armored Core. No final dos anos 2000, o interesse de Miyazaki em criar um RPG de ação e fantasia começou, o que levou ao jogo Demon’s Souls para PS3 e ao vencedor do prêmio Golden Joystick Awards 2021 de Ultimate of All Time: Dark Souls. Os jogos da FromSoftware tomaram o mundo de assalto com suas curvas de aprendizado impressionantes e implacáveis.

Depois que Dark Souls de Miyazaki foi lançado com sucesso mundial, ele foi nomeado presidente da empresa em 2014. Desde que Miyazaki assumiu essa função, o foco principal do desenvolvedor mudou para jogos de RPG de ação que cresceram na fórmula Dark Souls (cunhada “Soulsborne“). O sucesso continuou e cresceu com o lançamento das sequências de Dark Souls – e, eventualmente, jogos como Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice ganharam um público ainda maior.

Continua depois da Publicidade

A afinidade com a fórmula Dark Souls do desenvolvedor criou um subgênero Soulslike, o que geralmente significa que o combate do jogo e a colocação de checkpoints podem causar tristeza aos jogadores – ou sentimentos de grande triunfo após completar um difícil obstáculo. Miyazaki revelou recentemente em um artigo da Famitsu que a primeira vez que jogou o jogo Ico para PS2 de 2001, teve um efeito tão profundo nele que mudou de carreira para começar a trabalhar em videogames.

Ele experimentou o jogo depois de visitar um amigo na faculdade, experimentando o jogo por recomendação do amigo. Ele disse à Famitsu: “Foi uma bela e não contada experiência e história que eu nunca imaginei, e sinto muito por meu amigo, mas fiquei silenciosamente comovido e silencioso.” Miyazaki passou a expressar como o jogo mudou sua vida e ainda parabenizou Ico e o criador (Fumito Ueda) no 20º aniversário do lançamento do jogo. Sem Ico, Miyazaki provavelmente não faria Dark Souls – uma das franquias de videogame mais influentes até hoje.

Além de receber elogios do criador de Dark Souls, o artigo original destaca o impacto de Ico sobre outros titãs no mundo do entretenimento. Masahiro Sakurai (Super Smash Bros.), Neil Druckmann (The Last of Us) e Guillermo del Toro (O Labirinto do Pan) são apenas algumas das pessoas talentosas cuja criatividade foi supostamente alimentada por Ico.

Via: VGC/Screen Rant/Famitsu

CONTEÚDO RELACIONADO