Emulador de PS3 já roda TODOS os jogos do console, mas ainda há desafios

Emulador de PlayStation 3 agora pode rodar "todos" os jogos do console segundo desenvolvedores... mas...

Publicado em 22/10/2021 12:14
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A emulação de console é um negócio complicado. Na melhor das hipóteses, pode levar anos para simular as condições exatas de hardware e software necessárias para executar muitos títulos de console. Alguns consoles, como o Xbox original, são considerados impossíveis de emular totalmente no PC. Felizmente, o PlayStation 3, embora ainda seja desafiador, parece ser pelo menos um pouco mais fácil de replicar.

Ontem (21), os desenvolvedores do emulador de PlayStation 3, RPCS3, anunciaram que todos os jogos PS3 agora serão lançados usando o emulador. Infelizmente, nem todos funcionam bem, e seria enganoso dizer que todos os jogos PS3 agora podem ser reproduzidos no PC. No entanto, esta ainda é uma conquista impressionante e um marco importante para o emulador RPCS3.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na conta da RPCS3 do Twitter, eles anunciaram que agora não há jogos com uma classificação de compatibilidade de “Nada”. Isso significa que todos os 3.233 jogos de PS3 serão lançados pelo menos no PC usando o emulador. Desse total, 2.054, ou cerca de 63,5%, são classificados como “Jogáveis” no emulador. Os 36,5% restantes são pelo menos parcialmente funcionais em algum grau.

Para explicar melhor, RPCS3 tem um sistema de classificação de compatibilidade de cinco camadas. Uma classificação de Nothing indica que um jogo irá falhar ao iniciar ou travar o emulador. O próximo nível acima é o Loadable, que contém jogos que exibem uma tela preta e nada mais após o lançamento. Enquanto isso, os jogos classificados como Intro carregam apenas o menu principal. Finalmente, aqueles classificados como Ingame, como God of War 3, irão rodar no emulador, mas com problemas sérios. Eles são muito instáveis, têm um desempenho extremamente ruim ou sofrem de bugs que quebram o jogo.

Apenas os jogos jogáveis ​​mencionados acima valerão o tempo da maioria das pessoas, então é uma sorte que eles constituem a maioria dos títulos PS3. Notavelmente, apenas seis jogos PS3 têm uma classificação carregável, sugerindo que pode não demorar muito para que a equipe elimine essa categoria também. A categoria Intro, igualmente impossível de jogar, também é relativamente pequena, constituindo menos de 6% de todos os títulos. Alguns exemplos notáveis ​​incluem White Knight Chronicles 2 na categoria Loadable e Ace Combat Infinity e Battlefield 1943 na categoria Intro.

Curiosamente, muitos dos jogos mais populares do PS3 ainda estão na categoria semi-funcional do Ingame. Isso inclui grandes sucessos de bilheteria como The Last of Us, Gran Turismo 5 e os jogos Uncharted. Seu status é provavelmente devido à complexidade desses jogos e aos requisitos de desempenho em comparação com os muitos títulos menores do console. Também é importante notar que a maioria desses títulos AAA podem ser reproduzidos em pelo menos um sistema mais recente. Portanto, a equipe RPCS3 pode considerá-los menos urgentes de uma prioridade.

Via: Game Rant/Twitter/Eurogamer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar