O cibercriminoso Arion Kurtaj, de 18 anos, famoso por vazar imagens do GTA 6 em 2022, expressou sua intenção de continuar se envolvendo em atividades ilegais após ser libertado da prisão. Kurtaj, parte da equipe de crimes cibernéticos Lapsus$, orquestrou grandes hacks em empresas como Nvidia, Uber e Rockstar Games, causando US$ 9,3 milhões em danos.
Veja também:
Por que é importante?
GTA 6 sofreu com inúmeros vazamentos após essa invasão de 2022, portanto, esta ameaça é preocupante para o futuro deste título antecipado, pois, mesmo com o anúncio da janela de lançamento para 2025, ninguém ainda sabe como realmente será o jogo. Isso traria mais danos para a Rockstar e principalmente para a sua equipe criativa.
Kurtaj atingiu um marco cibernético com o vazamento de GTA 6, oferecendo uma visão sem precedentes do jogo. As informações vazadas revelaram detalhes cruciais, como o cenário, a adição de dois personagens principais e muito mais. A história não terminou aí. Kurtaj também tentou chantagear a Rockstar Games ameaçando vazar o código-fonte do GTA 6. O hacker foi colocado atrás das grades em setembro de 2022, pondo fim às suas façanhas criminosas.
O crime continua ‘valendo a pena’
Em uma sessão judicial recente, a Dra. Claudia Camden-Smith, psiquiatra, revelou que Kurtaj tinha planos de voltar ao crime após sua libertação. O hacker compareceu ao tribunal por meio de link de vídeo e declarou seu plano de continuar com as atividades do crime cibernético assim que for liberado da prisão.
A ameaça deste hacker não poderia ter vindo em pior momento para a Rockstar Games, atualmente sob a ameaça do “Florida Joker” que os acusa de roubo de identidade. O promotor Kevin Barry destacou a gravidade dos vazamentos de GTA 6, apontando como informações confidenciais foram roubadas e houve tentativas subsequentes de extorsão.
Após as divulgações, o hacker do GTA 6 está agora sob internação hospitalar de 12 semanas, com doença mental considerada um fator contribuinte. Os processos judiciais destacam o desafio de equilibrar a justiça com as considerações de saúde mental em casos de crimes cibernéticos.