Publicidade
Saiba o motivo

Hideo Kojima quase desistiu de seu maior sucesso

O World Trade Center apareceu no final original do jogo, enquanto o fundador da Konami teve que persuadir Kojima a não desistir.
Gostou? Compartilhe!
Metal Gear Solid 2
(Imagem: Konami)
Publicidade

Metal Gear Solid 2 é um clássico e talvez continue sendo a obra-prima de Hideo Kojima por sua combinação de jogabilidade compacta e história vertiginosa que faz uso de meta truques e que fez muitas previsões precisas. Mas originalmente, o jogo deveria ter um final muito mais dramático antes de ser cancelado devido a circunstâncias decorrentes de eventos do mundo real.

O final original de Metal Gear Solid 2 apresentava um navio-tanque colidindo com Manhattan. Mas o criador do jogo decidiu retirar essa cena após os eventos de 11 de setembro de 2001, quando o World Trade Center foi destruído em um ataque terrorista. Esses eventos tiveram um grande impacto em Kojima e em uma entrevista recente ele deu mais detalhes sobre como isso o afetou.

Falando ao IGN , Kojima revelou o estresse e a situação desconfortável em torno do lançamento iminente de Metal Gear Solid 2, que acabou sendo lançado no PlayStation 2 em novembro de 2001. O jogo estava programado para ser lançado naquele outono, mas após o 11 de setembro, o final do jogo teve que ser mudou rapidamente. O hype e a pressão desse lançamento massivo causaram grande preocupação para Kojima, que trabalhava para a Konami na época.

Continua depois da Publicidade

Kojima estava prestes a deixar a Konami, mas uma conversa entre o desenvolvedor e o presidente e fundador da empresa, Kagemasa Kozuki, o puxou de volta. Isso se seguiu ao 11 de setembro, quando Metal Gear Solid 2 havia sido masterizado e já lançado, mas o título apresentava as Torres Gêmeas e o Pentágono.

“Enquanto pensava no que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de sair da empresa”, disse Kojima na entrevista. “Foi quando ele me disse: ‘Quando este jogo for lançado e a sociedade opinar sobre ele, eles estarão falando sobre você, seu criador, e eu, a pessoa que o vendeu. Duvido que eles digam algo sobre outra coisa. O que você vai fazer? Estou pronto para o que quer que aconteça.'”

“Quando soube o quão longe ele [Kozuki] estava disposto a ir, tomei a firme decisão de lançá-lo juntos. O resto é história”, disse Kojima.

Via: IGN/The Gamer

CONTEÚDO RELACIONADO