Diego Maradona, um dos maiores jogadores do futebol de todos os tempos, foi “suspenso” do FIFA 22 após uma disputa judicial. Em uma mensagem que aparece quando os jogadores iniciam o jogo, a EA explicou que: “Devido a uma disputa legal de terceiros, devemos suspender Diego Maradona de aparecer em FIFA Ultimate Team Packs, Ultimate Draft e Soccer Aid World XI team.“
Veja também:
Assim, o Diego Maradona Icon Items não será mais disponibilizado em Packs, SBCs e FUT Draft, e sua faixa de preço foi corrigida até novo aviso da Electronic Arts. “Compartilhamos a decepção de nossos torcedores e esperamos trazer um dos maiores ícones do futebol de volta ao jogo em algum momento no futuro.”
A questão parece resultar de um debate sobre quem possui os direitos de imagem de Maradona, com um tribunal argentino decidindo no ano passado que a EA potencialmente negociou com a parte errada e que teve que remover Maradona do jogo até que pudesse ser determinado com quem deveria ser negociado.
De acordo com uma reportagem do site de notícias argentino Infobae em novembro de 2021, o tribunal considerou que a EA havia assinado um acordo comercial com Stefano Ceci, ex-empresário do jogador. No entanto, o tribunal chegou à conclusão de que Ceci não tinha autoridade legal para fazer tais negócios e não foi capaz de provar que tinha.
O debate em torno de quem detém os direitos da imagem de Maradona continua cheio de controvérsias. O advogado de Maradona, Matias Morla, afirma que Maradona havia concedido os direitos da marca ‘Diego Armando Maradona‘ à sua empresa Sattvica antes de sua morte. Em março de 2021, Sattvica foi proibido de usar as marcas de Maradona, após uma queixa apresentada por duas filhas de Maradona.
A proibição foi revogada no final daquele ano, mas as filhas de Maradona e Morla continuam travando uma guerra amarga sobre quem detém os direitos do jogador.