Novo PS Plus: Assinantes já começam a dizer adeus ao PS Now

Com a chegada do novo PS Plus se aproximando, os jogadores têm tempo suficiente para conferir o conteúdo exclusivo do PlayStation Now antes que ele se esgote para sempre.

Publicado em 12/05/2022 10:17
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Graças à próxima reinicialização do PlayStation Plus, é fácil se concentrar no que está no horizonte imediato para os proprietários de PS4 e PS5. Com este novo começo, uma parte significativa do ecossistema de jogos da Sony também desaparecerá para sempre. Isso porque para que o PS Plus seja atualizado, o PlayStation Now chegará ao fim em sua forma atual após oito anos.

Desde a sua introdução nos EUA no início de 2014, é justo dizer que o PS Now tem sido um serviço polarizador. Na maioria das vezes, a resposta da Sony ao surgimento de plataformas como o Xbox Game Pass foi esquecida em comparação com o PS Plus. Embora seja fácil imaginar o novo serviço combinado levando seus conceitos a um nível totalmente novo, partes do modelo de saída aparentemente serão perdidas para sempre.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O fim de uma era

À medida que a nova abordagem em níveis do conteúdo do PlayStation Plus for lançada em todo o mundo a partir de 23 de maio, o PlayStation Now será gradualmente encerrado ao mesmo tempo. Em uma tentativa de ser mais competitiva contra plataformas de assinatura como o Xbox Game Pass da Microsoft, a Sony decidiu mesclar a maioria dos recursos do primeiro em seu serviço mais popular.

Embora se possa argumentar que os níveis Extra e Premium do PS Plus continuarão o legado de oito anos do PS Now, há sinais de que não será uma transição 1:1. Tendo gasto cerca de US $ 380 milhões no Gaikai para tornar o PS Now uma realidade em 2012, seu fechamento ainda representa um evento significativo para a Sony. Mesmo que o serviço nunca tenha decolado na medida que a editora esperava, sua ausência será sentida pelos proprietários de PS4 e PS5 sempre que inicializarem seus consoles.

Conteúdo mais recente do PS Now

Apesar do fato de ter sido um segredo mal guardado que o PlayStation Now e o PS Plus seriam fundidos, isso não impediu a Sony de lançar atualizações para o primeiro mensalmente. Mesmo a confirmação oficial de que o serviço de assinatura renomeado estará disponível nas Américas a partir de 13 de junho não foi suficiente para interromper os procedimentos.

Apenas algumas semanas atrás, os assinantes receberam a confirmação oficial sobre o conjunto final de jogos que serão adicionados ao PS Now. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é o título da atualização de maio do PS Now, juntamente com SoulCalibur VI e o jogo indie inspirado em Metroidvania, Blasphemous.

Embora nenhuma confirmação oficial tenha sido dada ainda se esses jogos farão parte do PS Plus daqui para frente, qualquer assinante com uma assinatura do PS Now provavelmente desejará jogá-los antes do final do mês. Com o PS Plus combinado sendo mais caro, há algo a ser dito para os jogadores obterem o máximo de valor possível do que está disponível atualmente.

Conteúdo de saída do PS Now

Mesmo que o novo PlayStation Plus esteja sendo posicionado como o melhor de ambos os serviços pela Sony, isso não é totalmente preciso. Embora os recursos encontrados no serviço combinado tenham aspectos do PS Plus e do PS Now, o conteúdo oferecido será um pouco diferente.

Atualmente, mais de 800 jogos estão disponíveis apenas por meio de uma assinatura do PS Now. Quando os serviços se tornarem um, porém, esse número estará mais próximo de 700. Crucialmente, com a introdução dos jogos PS1, PSP e PS5, uma parte considerável da lista do PS Now não fará o corte.

Antes mesmo da reinicialização do PS Plus chegar, parece que pelo menos 56 jogos sairão do PS Now em seu último mês. Isso inclui jogos como Metal Gear Solid 5, Sonic Mania e Valkyria Chronicles Remastered. O momento disso sugere que esses títulos não farão parte do serviço combinado.

Graças à natureza confusa dos acordos de licenciamento, não há garantia de que esse conteúdo será apresentado novamente no futuro. Cada acordo provavelmente foi assinado com o PS Now em mente, portanto, um novo contrato provavelmente será necessário. Se este for o caso, os assinantes atuais estão rapidamente ficando sem tempo para jogar cada partida.

Legado retrô do PS Now

(Imagem: Playstation)

Os jogos PS4 de saída do PlayStation Now são uma coisa, mas o que provavelmente será um problema mais urgente para os assinantes são os títulos mais antigos que eles perderão quando a troca acontecer. Embora tenha havido vários vazamentos de alto perfil sobre os jogos retrô que a Sony aparentemente apresentará nos níveis do PS Plus, há uma sensação de que muitos dos clássicos disponíveis atualmente não serão apresentados.

Durante todo o mês de maio, jogos de PS3 como Silent Hill HD Collection e Metal Gear Rising estão programados para desocupar o antigo serviço como está. Com base na linguagem não comprometedora da Sony, parece que a editora ainda está ativamente no processo de assinar acordos com terceiros para trazer conteúdo retrô para o PS Plus.

No entanto, com esse contexto, é uma aposta bastante segura que menos jogos PS2 e PS3 estarão disponíveis em comparação com o que o PS Now oferece. Não há garantia de que os jogos ausentes retornarão à PlayStation Store mais adiante.

Com aquisições também ocorrendo regularmente, sempre há a chance de que IPs clássicos também acabem nas mãos de concorrentes diretos.

Via: Game Rant/PlayStation/EW News
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar