Como um dos maiores dispositivos de jogos desde o lançamento de seu primeiro console em meados da década de 1990, o PlayStation não viu falta de videogames de sucesso lançados sob a marca de jogos da Sony. Até hoje, o PlayStation 2 permanece como o mais vendido de todos os tempos e as plataformas da Sony lideraram várias gerações de console, pois a marca se tornou sinônimo de videogames como um todo.
Veja também:
No entanto, nem todos os consoles anteriores da Sony foram sucessos estrondosos e o PlayStation Vita é um exemplo infeliz dos fracassos passados pela empresa. O lançamento do PS Vita em dezembro de 2011 no Japão e fevereiro de 2012 em todo o mundo veio como uma resposta tardia da Sony ao foco crescente dos jogos na tela sensível ao toque.
Com o Nintendo DS, 3DS e o futuro Wii U, todos com telas sensíveis ao toque como um esquema de controle alternativo, o Vita foi lançado com touchpads duplos na frente e atrás, além de tentar superar as outras plataformas da Nintendo com dois joysticks e qualidade de jogos em uma plataforma móvel. No entanto, a falta de suporte adequado fez com que o Vita encontrasse um fim precoce e, agora, o novo PS Plus Premium da Sony parece estar dando o mesmo tratamento ao Vita.
A grande revelação da Sony do serviço de assinatura PS Plus apresenta três níveis diferentes, oferecendo acesso a uma biblioteca de jogos modernos do PlayStation e jogos clássicos do PS1, PS2, PS3 e PSP. No entanto, o PlayStation Vita foi notavelmente excluído das ofertas do serviço, com a biblioteca do console aparentemente sendo esnobada dos pacotes premium.
Embora o Vita não tenha sido o sucesso comercial que a Sony esperava, ele possui uma biblioteca de títulos que se tornaram icônicos entre os consoles da empresa e a indústria de jogos em geral. Persona 4: Golden, o remake aprimorado do RPG de sucesso da ATLUS, estreou no Vita com o jogo ainda indisponível para jogar nos consoles PlayStation modernos depois de receber uma porta Steam em 2020 e a clássica série cult Gravity Rush estreou também no Vita.
Várias outras franquias populares como Uncharted e Killzone também viram lançamentos exclusivos na plataforma. Embora o PS Plus Premium pareça estar passando pelo PlayStation Vita, o serviço procurará atuar tanto como a resposta do PlayStation à crescente popularidade do Xbox Game Pass quanto como um meio de retrocompatibilidade com títulos históricos da Sony.
Embora jogos específicos ainda não tenham sido revelados para o serviço, o PS Plus Premium deve apresentar uma lista de mais de 700 jogos divididos entre 400 jogos de PS4 e PS5, bem como 340 títulos clássicos da era PS1-PS3. Com uma lista expansiva de jogos que abrange quase trinta anos de história de jogos, o PS Plus renovado deve oferecer muito para os fãs que desejam se inscrever.
Clique aqui para saber as diferenças entre o novo PS Plus com o Xbox Game Pass, e clique aqui para saber mais a respeito dos níveis de assinatura e preços do PlayStation Plus.