Uma nova patente publicada pela Sony já mostra que ela está empenhada em melhorar o seu sistema para fornecer jogos no PS Now. Mas não apenas isso, essa patente pode até ser a prova de futuro para o Playstation 6. Sabemos que o Playstation 5 acabou de ser lançado, mas também é fato que os jogadores estão decepcionados que os jogos do PS5 estão bem longes do PS Now.
Veja também:
Para quem não sabe, o PlayStation Now foi criado e está posicionado como um serviço de streaming primeiro, e infelizmente, a Sony se recusa a adicionar jogos ao serviço que não estão disponíveis para streaming. Apenas abrindo exceções para nomes como Red Dead Redemption 2, que era um título raro do PlayStation Now apenas para download.
Além disso, a forma como a Sony lida com as licenças de jogos digitais resultou em versões para download de jogos PS4 do serviço, mas que não podem receber atualizações gratuitas do PS5. Isso seria até normal, se não fosse um problema se os jogos PS5 já fizessem parte do serviço. Dessa forma, é formidável saber que a patente da Sony publicada recentemente, mostra que a ela está trabalhando ativamente para trazer os jogos PS5 para sua seleção PS Now.
Bloqueios
Um dos principais motivos que até agora a Sony não levou os títulos do PS5 para o serviço é provavelmente a escassez de componentes. Como todos sabem, a Sony continua com sérios problemas para fornecer o novo console para os consumidores e isso faz com que eles – provavelmente -, ainda não tenham tido tempo suficiente para implementar o serviço de streaming.
Outro motivo muido discutido é o “prova de futuro”, ou mais precisamente, a falta de futuro. Quando o Playstation 3 foi lançado, a Sony não teve escolha a não ser de ter configurações de hardware inteiramente dedicadas para jogos PS3 e, em seguida, uma configuração separada para jogos PS4 quando eles finalmente aparecessem no serviço.
Continuando com o Playstation 4, a empresa se mostrou comprometida com uma arquitetura mais simples e menos exótica como aconteceu com o PS3. E isso gerou frutos, chamado Playstation 5. Mas quando a Sony lançou o PS4, ela não podia prever que o PS5 seria lançado com um drive SSD insanamente rápido e, portanto, não tinha seus servidores preparados para jogos PS5 no PS Now. Por esse motivo, agora a Sony está pensando mais a frente, o que mostra esta nova patente que aborda este aspecto do streaming de jogos PS5 e pode até ser preparada para o futuro o suficiente para jogos PS6 no futuro.
Mas o que é essa patente?
A patente da Sony publicada recentemente para “Armazenamento em rede de baixa latência e ultra alta velocidade” revela o trabalho em andamento para habilitar o streaming de jogos PS5 no PS Now. Ela é especificamente sobre o uso de várias unidades NVME (o tipo de unidade de armazenamento usado no PS5) em rede para fins de streaming de jogos.
O sistema tem várias cópias do mesmo conteúdo em diferentes unidades de armazenamento e pode alternar entre diferentes unidades, dependendo de sua carga de trabalho. Um processo vital para um serviço de streaming com milhões de usuários. Ela também será capaz de rastrear blocos de dados específicos em cada uma das unidades, o que é essencial para o funcionamento de alguns jogos exclusivos do PS5.
Saber onde esses blocos estão e acessá-los diretamente são uma grande parte do motivo pelo qual os jogos PS5 nativos podem carregar coisas mais rápido do que os jogos PS4. Ver todos esses aspectos cobrindo os requisitos específicos para jogos PS5 indica que a Sony está trabalhando ativamente para trazer os jogos PS5 para o PS Now, mas também mostra um pensamento inteligente para o futuro após o PS5.
Prova de futuro: Playstation 6
Embora, é claro, coisas como a GPU, CPU e componentes de RAM precisem ser novos quando se trata de suporte a jogos PS6, a forma como a Sony está implementando este sistema de armazenamento pode, teoricamente, permitir que ele ainda seja usado para jogos PS6. É uma suposição relativamente segura fazer com que o PS6 contenha uma unidade de armazenamento mais rápida do que o PS5 e, portanto, as velocidades em que alguns jogos exclusivos do PS6 podem ser projetados também serão maiores do que as unidades atuais podem atingir por conta própria.
A patente menciona que, além de manter o controle dos blocos de dados nessas unidades individuais, o sistema pode extrair diferentes blocos de dados de várias unidades ao mesmo tempo para processamento. O que isso pode conseguir em teoria é ser capaz de extrair os dados necessários em velocidades mais rápidas do que as unidades individuais podem fornecer, o que pode atender aos requisitos de velocidade do PS6 que podem não ser atingíveis com o hardware existente atualmente.
Embora isso acarrete o custo de várias unidades serem usadas ao mesmo tempo para uma única sessão de streaming, eliminará a necessidade de realizar atualizações de armazenamento para jogos PS6 imediatamente.
Quando chega?
A patente pode ter sido publicada no início deste mês, mas foi registrada em abril deste ano, na época em que o PS5 recebeu sua primeira grande atualização de sistema, então sabemos que eles estão trabalhando nisso há algum tempo. Mesmo que não tenhamos visto nenhum jogo PS5 no PS Now ainda, a Sony já poderia estar implementando blades de servidor PS5 no PS Now sem anúncio.
Muito parecido com o que a Microsoft fez para seu serviço em nuvem com blades Xbox Series X no início de junho, existe a possibilidade de que algumas sessões do PS Now estejam realmente sendo jogadas em blades de servidor PS5. Se a implementação estiver sendo feita em algum lugar próximo ao ritmo atual da Microsoft, então um anúncio pode acontecer no final deste ano ou quando a próxima grande atualização do sistema PS5 chegar, por volta de abril de 2022.