Quando o PlayStation Plus estreou em junho de 2010 no PS3, poucas pessoas poderiam prever o impacto que teria na pegada digital da Sony. Nos últimos 11 anos, o serviço de assinatura teve um efeito transformador na presença virtual de seu criador. Graças em parte aos jogos gratuitos que os assinantes recebem mensalmente, a PlayStation Network se tornou um pilar central do ecossistema de jogos da Sony.
Veja também:
Embora tenha havido revisões ocasionais de tempos em tempos, a maior parte dos principais pontos de venda do PlayStation Plus permaneceram praticamente inalterados desde 2010. Após vários vazamentos e rumores internos, a Sony confirmou que grandes desenvolvimentos estão no horizonte. Quando junho finalmente chegar, PS Plus e PS Now se fundirão em um serviço de várias camadas. Embora os jogos e conteúdo gratuitos continuem sendo um aspecto central da experiência, hoje ainda é o momento perfeito para relembrar os melhores meses do serviço até agora.
1. Novembro de 2020
Novembro de 2020 não só ficará na história como um mês importante para o PlayStation Plus, mas também para os jogos de maneira geral. Graças à chegada do PS5 e Xbox Series X/S no espaço de apenas algumas semanas, havia muitas novidades virtuais para os primeiros usuários mergulharem na época.
Considerando a natureza histórica do mês, não é de surpreender que a Sony tenha se esforçado para tornar a ocasião memorável para seu principal serviço de assinatura. Mesmo antes da chegada do PS5, novembro de 2020 estava se tornando um mês para o PS Plus. Somente durante a primeira semana de novembro, Middle-earth: Shadow of War e Hollow Knight: Voidheart Edition chegaram ao serviço de assinatura da Sony.
Considerando como o primeiro tem um metascore de 80 no Metacritic, enquanto o último está com uma pontuação de 90, essa é uma programação impressionante que a maioria dos meses lutaria para igualar. Com a chegada do PS5 em 12 de novembro, as coisas ficaram ainda melhores para os assinantes, pois o Bugsnax se juntou à programação no dia do lançamento.
Em um esforço para impulsionar as vendas de seu console mais recente, a Sony adicionou ainda mais conteúdo ao mix. Novembro de 2020 provavelmente será lembrado como um dos melhores meses para o serviço, graças à chegada subsequente da coleção PlayStation Plus.
No lançamento do PS5, os proprietários do console com restrição de fornecimento tiveram acesso a 20 das experiências definidoras do PS4. Jogos como Persona 5, God of War 2018 e Uncharted 4, que ajudaram a moldar uma geração para muitos jogadores, foram todos distribuídos como bônus grátis. Não importa o que venha a seguir para o serviço, é difícil imaginar muitos meses oferecendo a mesma quantidade e qualidade.
2. Junho de 2012
Graças ao mês de novembro de 2020, é fácil esquecer que a PlayStation Plus Collection trouxe incentivos semelhantes aos assinantes. De volta à E3 2012, por exemplo, o detentor da plataforma anunciou que 12 títulos de sucesso de PS3 estariam disponíveis para assinantes no mesmo mês. Apelidado de PS Plus Instant Game Collection, o esquema incluiu sucessos contemporâneos populares como Infamous 2, LittleBigPlanet 2 e Saints Row 2.
Embora a primeira coleção do PlayStation Plus não tenha correspondido à grande quantidade de seu descendente baseado no PS5, ainda havia conteúdo suficiente para solidificar junho de 2012 como um dos melhores meses do PS Plus. Na época, a Sony estimou que a coleção de 12 peças valia quase US$ 260, o que levou a editora a rotulá-la como o ‘melhor valor em jogos’. como mostra o quão emocionante foi junho de 2012.
3. Novembro de 2012
Após o lançamento da Instant Game Collection do PlayStation Plus em junho de 2012, os assinantes da época provavelmente pensaram que ficariam alguns meses tranquilos. No entanto, a Sony tinha planos dramaticamente diferentes em mente quando revelou a programação de jogos de novembro de 2012. Em uma última tentativa de ressuscitar o subestimado PlayStation Vita, o detentor da plataforma japonesa revelou que os títulos criados para o portátil apareceriam no serviço no futuro próximo.
Para iniciar os procedimentos, Uncharted: Golden Abyss, Gravity Rush e WipEout 2048 foram adicionados ao PS Plus no final de novembro. Apesar das deficiências do Vita, essa linha de jogos teria sido grande por si só, graças à qualidade que cada um representa. No entanto, o trio foi apenas a cereja do bolo.
Antes de sua chegada, a Sony já havia tratado os assinantes com 8 sucessos, incluindo Jet Set Radio, Sonic the Hedgehog original e Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. Como resultado, novembro de 2012 ainda é lembrado até hoje como um dos mais valiosos do PS Plus.
4. Julho de 2015
Embora os meses mencionados acima sejam os maiores do PlayStation Plus no que diz respeito ao número de jogos oferecidos, julho de 2015 pode entrar na história como o mais significativo do serviço. Nos primeiros cinco anos da história do PS Plus, além de sucessos ocasionais como Resogun da Housemarque, a maioria dos jogos que chegaram ao serviço eram lançamentos pré-existentes.
Jogos de PS1 retrô, Minis semelhantes a aplicativos e títulos de PS3 mais antigos eram a tarifa padrão que os fãs esperavam de suas atualizações mensais. Como é o caso até hoje, o sucesso de meses como esse muitas vezes pode depender do que um jogador já comprou.
No entanto, com a chegada da programação de julho de 2015, a Sony mudou essas expectativas para sempre. Enquanto jogos mais antigos como Rain e Pixelopus’ Entwined faziam parte da programação de 6 partes do mês, o lançamento de Rocket League no primeiro dia roubou a cena.
Graças à publicidade que o PS Plus ofereceu ao híbrido de futebol/corrida da Psyonix, o título rapidamente se tornou uma sensação na internet e nos e-sports. Desde então, mais jogos foram lançados no serviço, como Fall Guys, Maquette e Deep Rock Galactic.
Se não fosse o sucesso de Rocket League no PS Plus, é possível que serviços de assinatura como o Game Pass não tivessem decolado tão rapidamente quanto eles. Graças à aclamação da programação de julho de 2015, porém, um plano foi estabelecido para que outros se adaptassem.
Nos últimos sete anos, as atualizações do PS Plus da própria Sony também melhoraram como resultado do aumento da exposição naquele mês gerado. Embora grandes sucessos como Final Fantasy 7: Remake e Dirt 5 tenham caído bem com os fãs, geralmente são meses que apresentam lançamentos no estilo Rocket League que são vistos como os melhores.