Publicidade
Entrevista

PlayStation confirma que exclusivos para PC vieram para ficar

O chefe da PlayStation Studios confirma que o calendário escalonado de lançamentos dos exclusivos da empresa para PC veio para ficar.
Gostou? Compartilhe!
Jim Ryan
(Imagem: Jim Ryan)
Publicidade

O CEO da PlayStation, Jim Ryan, confirmou que a empresa continuará seu plano atual quando se trata de lançar títulos exclusivos no PC. Jogos exclusivos do PlayStation ainda vão acabar no PC, mas não como um lançamento de primeiro dia. O primeiro jogo exclusivo da PlayStation a receber um port para PC foi Horizon Zero Dawn, em 2020.

Foi um movimento surpreendente da empresa que antes preferia manter seus títulos first-party em seu próprio sistema. Após o sucesso da porta para PC de Horizon, a empresa passou a lançar mais exclusivos para PC devido à “facilidade de disponibilizá-los para não proprietários de consoles”. Alguns dos maiores sucessos do PlayStation chegaram ao PC, incluindo God of War (2018) e Marvel’s Spider-Man, levando muitos jogadores a se perguntarem se futuros gigantes do PlayStation acabariam no PC.

Na entrevista mais recente de Jim Ryan à Famitsu, o CEO foi questionado sobre a quantidade surpreendente de jogos PlayStation portados para PC até agora e se futuros exclusivos seriam levados para PC mais cedo. Ryan afirma que esperar de dois a três anos para fazer a portabilidade de títulos exclusivos tem funcionado para a Sony até agora e que não há planos para mudar essa estratégia.

Continua depois da Publicidade

Ele também apontou: “Quando pergunto [aos fãs de jogos] como eles se sentem sobre o intervalo de tempo, eles geralmente dizem que sentem que o lançamento de uma versão para PC dois ou três anos após o lançamento da versão para PlayStation é aceitável”. Ryan também comentou sobre a importância dos exclusivos do PS5 e como é responsabilidade da PlayStation Studios criar jogos para seu sistema high-end mais recente.

Ele acrescentou que a empresa aumentaria o número de títulos exclusivos para o sistema e, em seguida, lançaria esses títulos para o PC em uma data posterior. Quando se fala em jogos de Playstation sendo portados para o PC, é difícil não pensar no desastroso port de The Last of Us lançado no início deste ano.

O PlayStation tem um histórico infeliz de lançar versões não tão estelares de seus exclusivos para PC, incluindo os lançamentos de Horizon Zero Dawn e Uncharted: Legacy of Thieves Collection. Antes de lançar mais exclusivos para PC, a Sony pode precisar resolver os bugs primeiro para manter a empolgação da base de fãs.

Ainda assim, sucessos como God of War e Marvel’s Spider-Man mostraram que ports de qualidade são possíveis.

Via: Famitsu/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO