O chefe do PlayStation, Jim Ryan, disse que não acredita que a exclusividade do console Xbox de Starfield seja “anticompetitiva”, em uma admissão surpreendente. Ryan recentemente prestou depoimento como parte de um julgamento federal dos Estados Unidos para determinar a legalidade da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
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A potencial exclusividade da franquia Call of Duty da Activision Blizzard tem sido um dos principais focos na análise regulatória da aquisição. Jim Ryan afirmou que a exclusividade de um grande lançamento como Starfield pode influenciar algumas opiniões sobre o quão impactante a exclusividade de Call of Duty pode ser.
O depoimento de Ryan decorre de um julgamento em andamento entre a Microsoft e o órgão regulador da Comissão Federal de Comércio (FTC). O julgamento é em relação ao esforço da FTC para impor uma “liminar” sobre a aquisição, um esforço jurídico estratégico que atrasaria a conclusão da aquisição até que uma revisão da FTC seja concluída.
A liminar pode efetivamente matar a aquisição, já que o acordo tem uma data até a qual deve ser concluída, salvo uma renegociação. Passar esta data sem que a Microsoft obtenha a decisão de um juiz é considerado o objetivo da FTC, dadas as lutas passadas para impedir fusões nos tribunais. Jim Ryan depôs no terceiro dia do julgamento e recebeu uma série de perguntas sobre o PlayStation, seu relacionamento com a Activision e o Xbox e a franquia Call of Duty.
Uma dessas perguntas foi especialmente interessante de ouvir. Ryan foi questionado se a decisão do Xbox de tornar exclusivo Starfield, um jogo da recém-adquirida Bethesda Game Studios, era anticompetitiva. Ryan respondeu, dizendo que não tem nada contra isso, acrescentando: “Não gosto, mas não vejo isso como anticompetitivo”.
O que torna esse comentário tão intrigante é que os títulos da Bethesda Game Studios são grandes lançamentos. Seus dois jogos mais recentes, Fallout 4 e The Elder Scrolls 5: Skyrim, venderam mais de 12 milhões e 30 milhões, respectivamente. Esses são comparáveis aos títulos de Call of Duty. Se Ryan está confortável com o fato de Starfield ser exclusivo, pode ser hipócrita dizer que a exclusividade de Call of Duty no Xbox seria anticompetitiva.
A comparação não é muito justa, claro. A Bethesda Game Studios cria títulos para um jogador. A franquia Call of Duty não apenas vende milhões de cópias de jogos, mas também cria níveis massivos de engajamento online. Isso resulta em aumento de assinaturas do PlayStation Plus, microtransações e apenas mais jogadores gastando tempo no PlayStation em geral.
Desnecessário dizer que a situação é significativamente mais complicada do que pode ser resumida em uma ou outra declaração de Jim Ryan. Call of Duty nem é necessariamente o verdadeiro coração do problema com a aquisição.
Ryan foi citado anteriormente dizendo que não está interessado em um novo contrato de Call of Duty, afinal, ele só quer bloquear a fusão da Activision Blizzard. Ainda há mais dois dias de depoimentos agendados antes que uma decisão seja tomada no julgamento em andamento entre a Microsoft e a FTC.
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Starfield será lançado em 6 de setembro para PC e Xbox Series X/S.