A Sony registrou uma patente detalhando o que pode ser um concorrente do Apple Vision Pro, um fone de ouvido AR da marca PlayStation. A Sony rapidamente entrou na onda de se interessar pela tecnologia AR depois que a Apple anunciou seu novo fone de ouvido de realidade misturada em sua Conferência Mundial de Desenvolvedores de 2023. O uso de tecnologia AR avançada pode ser uma virada de jogo para o PlayStation.
Veja também:
O Vision Pro da Apple é um fone de ouvido híbrido VR e AR usado para computação espacial. Este fone de ouvido elegante que se assemelha a óculos de snowboard permitirá aos usuários navegar na web, capturar fotos e vídeos em 3D, expandir e ficar mais imerso em shows, filmes e jogos. Este é o primeiro dispositivo da Apple criado para computação espacial e está dando um exemplo de ultrapassar os limites da tecnologia.
No entanto, o novo produto da Apple desconsidera um público que vale a pena atender com o Vision Pro. O dispositivo da Apple não foi criado pensando nos jogadores, mas a Sony pode mudar isso. A Sony Interactive Entertainment registrou uma patente para o que poderia ser um novo produto PlayStation que implementa a tecnologia AR para jogos.
O produto pode detectar o ambiente atual do usuário e permitir que ele jogue jogos AR remotamente. A patente ilustra um usuário jogando um título usando a tecnologia AR enquanto ainda está presente em seu ambiente atual. O jogo, seu áudio e uma lata virtual são capturados enquanto o usuário ainda está ciente de seu ambiente, como ruídos de fundo de fora do espaço, essencialmente trazendo seu jogo para a realidade, em vez de ser transportado para um mundo virtual.
Atualmente, não há títulos AR disponíveis para o PlayStation 5, portanto, é possível que a Sony lance um novo produto implementando a tecnologia AR nos próximos anos. Além dos documentos de patente, a Sony não compartilhou publicamente nenhuma informação sobre um possível novo produto que implemente a tecnologia AR.
Embora a PlayStation tenha sido proativa em encontrar maneiras inovadoras de melhorar seus produtos, ela está assumindo outro risco. Rumores já dizem que a Sony poderia estar reduzindo a produção de headsets PlayStation VR2 devido às baixas vendas.