Publicidade
PS Plus

PS Plus de maio mantém a maldição do mês

Enquanto muitos esperavam que os jogos gratuitos do PS Plus para maio de 2022 resgatassem a seleção de abril, o mês continuou com sua maldição como nos anos anteriores.
Gostou? Compartilhe!
PS Plus
(Imagem: PlayStation)
Publicidade

Antes de maio, a Sony teve um ano touch-and-go com o PS Plus. Janeiro e março receberam uma boa seleção de jogos, enquanto fevereiro e abril ficaram bem abaixo. Abril foi tão mal recebido que muitos esperavam que os jogos gratuitos do PS Plus para maio de 2022 os resgatassem. No entanto, esse não parece ser o caso – não na íntegra.

O PS Plus tende a seguir certos padrões, mesmo que por um determinado período de tempo. Isso não facilita prever quais jogos estarão no PS Plus, nem é fácil julgar quando algo é um novo padrão. Uma coisa que permaneceu constante, porém, é a regra de março e a maldição de maio. Em suma, março tende a ser um dos melhores meses do ano – todos os anos – e maio tende a ser um dos piores.

A maldição de maio

Março costuma mostrar os máximos potenciais do ano, e maio – infelizmente – tende a mostrar o pior. A questão é que não é porque são jogos ruins, é porque eles não tendem a ter o apelo do público necessário em algo como o PS Plus. Maio de 2018, assim como março de 2018, teve uma grande variedade de jogos, mas os três headliners foram Beyond: Two Souls, Rayman Legends e Risen 3.

Continua depois da Publicidade

O primeiro é descrito como um drama interativo e jogo de ação-aventura, que é muito pesado em QTE. Ele definitivamente tem seu público, mas não o amplo apelo que o PS Plus precisa. Risen 3 cai no mesmo barco. É um RPG, que tende a ser um dos gêneros mais populares por aí, mas também é um jogo Eurojank, o que significa que tende a ser “mais jankier” do que RPGs AAA.

Este é um grande problema para muitos. Rayman é talvez o melhor do grupo, mas ainda assim, muitos cresceram sem Rayman e, portanto, o apelo para o público mais jovem talvez tenha se perdido. Isso se repete em maio de 2019, com Overcooked e What Remains of Edith Finch. Ambos são bons jogos, mas nenhum deles tem realmente o estilo mais atraente de opções de jogabilidade. Ambos têm seus seguidores, mas não o amplo apelo que o serviço precisa. Maio de 2020, porém, foi talvez o pior mês da Maldição de Maio.

Se Modern Warfare Remastered atingiu o pico especulativo da franquia em março de 2019, os jogos de maio de 2020 seguiram a tempestade perfeita de informações falsas. Este nem é tanto na Sony. Um boato selvagem conseguiu ganhar força por algum motivo, com muitos acreditando que o PS Plus lançaria Dying Light e Dark Souls Remastered em maio de 2020, mas o que que aconteceu foi a Sony realmente lançar Farming Simulator 19 e Cities: Skylines, que foi um soco no estômago.

Ambos são bons simuladores, mas os simuladores de agricultura e cidade são tão nicho quanto eles vêm. Isso até levou a uma enorme petição de fãs pedindo à Sony para mudar os jogos. Finalmente, maio de 2021 não foi o pior que a maldição já viu. Wreckfest, Battlefield 5 e Stranded Deep chegaram ao serviço, e o amplo apelo desses jogos aqui pode estar um pouco acima dos anos anteriores. Mas, novamente, 2021 foi um ano especial para o PS Plus, e mesmo esses jogos não se comparam ao resto do ano.

2022 manteve a maldição

Muitos esperavam que maio de 2022 resgatasse abril, mas, como em maio passado, o apelo necessário para muitos assinantes do PS Plus não existe. FIFA 22, Tribes of Midgard e Curse of the Dead Gods são os jogos gratuitos do PS Plus para maio de 2022, e nenhum deles é um jogo ruim. Indiscutivelmente, é um mês muito melhor do que maio de 2020, mas é pior do que maio de 2021. Os jogos esportivos vendem muito, sem dúvida, mas não tendem a se sair bem no serviço.

Isso porque a maioria dos fãs de jogos esportivos terá seu jogo preferido, como Madden ou FIFA, assim que puder. Assim, o navio para FIFA 22 já navegou em grande parte. Curse of the Dead Gods, enquanto isso, é outro jogo excelente – um roguelike de exploração de masmorras talvez comparável a Hades – e ainda assim o aspecto de rastreamento de masmorras pode ser um sucesso ou um fracasso com os fãs. Tribes of Midgard é uma boa mistura de roguelike, ação e sobrevivência, mas a mistura e o aspecto de cima para baixo também limitam o apelo.

Novamente, isso não quer dizer que sejam jogos ruins – longe disso, na verdade – mas seu apelo geral é limitado em um serviço em que amplo apelo e variedade tendem a ajudar mês após mês. Não é o pior maio de todos os tempos, mas é claramente parte da maldição de maio.

Via: Game Rant/Joshua Duckworth/Reddit/Forum PlayStation

CONTEÚDO RELACIONADO